Trajetória artística marca “Experientia”

Os artistas plásticos paraenses Geraldo Teixeira, Ruma Albuquerque e Emanuel Franco estão à frente da mostra “Experientia”, que segue aberta ao público até o dia 16 de agosto, na Casa das Onze Janelas. A exposição é resultado de diversos trabalhos produzidos desde a década de 1980 até este ano, daí a inspiração para o nome do projeto, que significa experiência, em latim.
“A exposição traz instalações, objetos e pinturas, e apresenta um pouco do nosso trabalho e de todas as experiências que tivemos ao longo da nossa trajetória como artistas plásticos”, explica Ruma Albuquerque, idealizador da série “Boca de Cena”, que reúne obras como “Trovelinho”, “Olha a gota que falta”, “Vazante”, entre outras. “A essência da série é representar nossa náutica regional, por meio de cores e várias nuances. Essa regionalidade pode ser observada na obra ‘Táuba das Mares’, que recebeu grafia conforme a pronúncia dos caboclos e ribeirinhos da região”, frisa.
Entre os destaques da exposição está o objeto “Furos”, de Ruma Albuquerque. A peça foi criada em 2010 e, apesar de já ter sido apresentada em mostra na Elf Galeria, ganhou nova roupagem. “Trata-se de um objeto versátil, que ganhou aproximadamente 5,5 metros de comprimento em nova montagem, proposta pelo artista plástico Armando Queiroz, diretor da Casa das Onze Janelas. Por isso, quem visitar a exposição vai se deparar com algo diferente e muitas novidades”, diz. “A peça ‘Furos’ faz analogia aos furos de água da região, que, ao contrário do que se pensa, não são igarapés nem rios. A degradação no objeto remete aos fluxos de marés, e as cores laranja, azul e branco fazem referência aos tons que os barcos são pintados”, detalha.
O artista plástico Emanuel Franco é o autor da série “Trajetos da Poeira”, que compõe a mostra. Os quadros da série apresentam, por meio de lonas de caminhão, mapa geográfico de locais do Estado. “Cada produção é fruto de lonas usadas de caminhões. O mais interessante é que não faço uso de tintas nas composições. As nuances das peças são oferecidas pelas próprias histórias das lonas, que se transformaram em um grande espaço geográfico de ‘beira de estrada’. Cada quadro possibilita novas descobertas”, afirma Franco.
Serviço
Exposição Experientia
Aberta até 16 de agosto
 Visitação: Das 10h às 18h (terça a sexta) e das 10 às 13h (sábado, domingo e feriados)
 Local: Casa das Onze Janelas
Entrada gratuita