Biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci, recebe o Teatro Móvel


O projeto Teatro Móvel desembarca em Belém para realizar apresentações gratuitas de 24 a 28 de junho, na área externa da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci. Será apresentado o espetáculo "Uma janela para o mundo", da Companhia Realejo, grupo que trabalha com histórias focadas em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar ao universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.
A peça 'Uma janela para o mundo' conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas que descobrem uma rede de mulheres inventoras que apresentam um mundo de tecnologia e ciências.
"Ao apresentar narrativas que têm as mulheres como protagonistas, as atrizes da companhia mostram às meninas que elas podem conquistar espaços cada vez mais importantes na sociedade e construir um futuro melhor. Elas podem ter certeza de que vão sair encantadas e motivadas para aprender cada vez mais sobre matemática, tecnologia e ciências", diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, produtora responsável pelo projeto.
Em dois anos, o Teatro Móvel já levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades de quatro estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. Com patrocínio da Uber, a iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com a parceria da Força Meninas e da Code.org, além das prefeituras municipais de cada cidade visitada.
"O projeto surgiu por acreditarmos que a cultura tem poder para formar cidadãos cada vez mais conscientes e transformar realidades. Esse ano, por exemplo, a peça apresentada aborda uma questão muito importante. Queremos estimular que mais e mais meninas e meninos tenham interesse em estudar, conhecer e quem sabe seguir uma carreira profissional na área da tecnologia", continua o produtor.
A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por cidades de todos os estados das 5 regiões do Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa mobilizar os países e a população geral em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta.
Agende-se
Espetáculo 'Uma janela para o mundo'
Data: 24 a 28 de junho
Local: área externa da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha
Horário: segunda: 14h/15h30; terça: 8h30/10h/14h/15h30; quarta: 8h30/10h/14h/15h30; quinta: 8h30/10h/14h/15h30 e sexta: 8h30/10h

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário