Crianças e jovens paraenses participam da aula inaugural do Programa Vale Música


Com o objetivo de incentivar a formação musical para crianças e jovens paraenses, a Vale realizou, na tarde desta quarta-feira, 26, a aula inaugural do Programa Vale Música, na sede da Fundação Amazônica (FAM), em Belém. A primeira ação do programa está sendo realizada entre a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e o Projeto Vale Música Belém, até sexta-feira, 28, com masterclasses e aulas práticas.
As primeiras aulas foram sobre instrumentos de percussão e trombone, ministradas pelos músicos Rodrigo Foti e Eduardo Machado, da OSB. Para Rodrigo, a importância maior do projeto é de ajudar a levar mais autoestima aos jovens que estão iniciando uma carreira musical. "Essas crianças têm um talento impressionante, eles são um tesouro nacional", afirma. "Nós temos essa responsabilidade enorme de poder mostrar como o nosso povo é valioso, como as nossas crianças têm potencial".
Rodrigo Foti (Ivan Duarte)
O professor de percussão do Projeto Vale Música Belém, Marcos Matos, destaca a importância dessa colaboração ao projeto. "Isso vai ser de suma importância para o crescimento musical e técnico dos nossos alunos, pois é necessário que eles conheçam um ponto de vista diferente. Ter essa experiência, com uma orquestra de renome, com pessoal de alto nível, trará mais amadurecimento aos jovens músicos, contribuindo para o fortalecimento do aprendizado deles", explica Marcos.
Luiz Felipe Rosário tem 23 anos e é aluno do Projeto Vale Música Belém. Ele começou a estudar música com sete anos de idade, quando participou de corais. Hoje, Luiz toca trombone, e afirma que graças ao projeto decidiu seguir sua vocação e buscar uma carreira como músico profissional. "Esse projeto proporcionou grandes mudanças na minha vida, e se não fosse por ele eu nem sei o que seria de mim hoje em dia".
Luiz Felipe Rosário (Ivan Duarte)
Após a vinda dos artistas, 40 jovens do Vale Música Belém serão selecionados para ir até o Rio de Janeiro para conhecer de perto a Orquestra. Está prevista para dezembro deste ano uma apresentação junto com a OSB, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Marcelo Lihninger. O concerto será a demonstração do resultado obtido pelo programa e acontecerá dentro do evento "Série Mundo", promovido pela OSB e que tem como objetivo as riquezas musicais de diferentes países.
A Vale, desde 2004, patrocina projetos de formação musical gratuita para crianças e jovens nos estados do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Para 2019, os projetos patrocinados serão integrados em uma identidade única, sob o título Programa Vale Música, com o objetivo de fortalecer as ações já realizadas e incentivar a formação musical para crianças e jovens nesses territórios. 
(Ivan Duarte)
Para a iniciativa, a Vale convidou seus parceiros em projetos de música patrocinados para atuarem em rede em diversas ações, incentivando a troca de experiência entre os músicos profissionais e os estudantes. No total, cerca de 30 profissionais e 400 alunos participarão deste primeiro ano do programa. A Vale viabiliza e coordena o Programa Vale Música, que conta com os parceiros Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ), Orquestra Ouro Preto (MG), Projeto Vale Música Belém (PA), Projeto Vale Música de Serra (ES) e Instituto Moinho Cultural (MS).

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário