Jornalistas escritores têm noite de autógrafos em evento cultural



Os jornalistas Carla Vianna, Paulo Roberto Ferreira, Nélio Palheta, Paulo Silber e Antônio Carlos Pimentel partilham um outro talento em comum além da profissão: são escritores. Eles estarão juntos em noite de autógrafos hoje, na galeria de artes do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), em noite cultural promovida pela Cooperativa de Comunicadores Casa C.
A noite contará também com o encerramento da exposição 4.2, dos artistas plásticos paulistas Décio Soncini e Francisco Gonzalez, e com performance do ator Helton Lobão, que lerá trechos de alguns livros que estarão sendo apresentados ao público. O evento é a primeira ação assinada pela cooperativa, que reúne diversos profissionais que atuam na capital paraense e fora dela nas mais diversas áreas ligadas à comunicação.
A jornalista Carla Vianna leva para o evento 40 livros da sua trilogia poética formada pelos títulos "Horas Solitárias", "Onde os rios acordam sonhos" e "Pequenos Afetos". Durante o evento, Carla vai dividir a bancada com os jornalistas Antônio Carlos Pimentel e Paulo Silber, que também acompanham a trajetória da amiga no meio literário.
Dentro de um programa nacional de incentivo à leitura, e valorização de artista e autores de cada estado, o empresário Alexandre Birman em parceria com o apresentador global Luciano Huck e Edu Lira estão movimentando o mundo artístico brasileiro. A finalidade é prestigiar, também, os talentos de cada ponto do Brasil, “a moda e beleza no mundo empresarial com artes plásticas e literatura”. No ano passado foi a artista plástica Drika Chagas, hoje em Paris. Este ano, a escritora Carla Vianna é a convidada de hoje, às 13hh , na Arezzo Boulevard.A escritora Carla Vianna vai autografar a sua trilogia poética (Divulgação)
"O meu primeiro livro quem editou foi o Antônio Carlos Pimentel, inclusive foi ele quem sugeriu o título 'Meu fogo que te consome - Crônicas de uma mente inquieta'. Antônio Carlos é um ícone pra mim. Estar com eles nesse momento é muito importante. Também trabalhei com o Silber, sempre com sacadas brilhantes, um jornalismo correto, de primeira qualidade e atrelado ao bom humor", comenta.
Paulo Silber homenageia amigos em 42 crônicas engraçadas no livro "Papai, você não tem amigos normais? Histórias de humor, amor e amizade". "A Noite Cultural é uma oportunidade de fazer, com prazer, algumas coisas que o jornalista faz todo dia com a membrana da obrigação: encontrar pessoas, conversar com elas, trocar informações, compartilhar repertório. A diferença que lá no CCBEU será tudo entre amigos. Por isso mesmo será uma noite divertida e incomum", afirma, por sua vez, Paulo Silber.
O jornalista Paulo Silber é outro convidado da noite cultural da Casa CO jornalista Paulo Silber é outro convidado da noite cultural da Casa C (Everaldo Nascimento/ O Liberal)
Já Paulo Roberto Ferreira apresenta dois livros-reportagem que abordam temas ligados a Amazônia: "Encurralados na Ponte – O massacre dos garimpeiros de Serra Pelada" e "A Censura no Pará – A mordaça a partir de 1964". "É com grande alegria que participo da Noite Cultural. Tenho a expectativa de que será um encontro prazeroso pela oportunidade de dividir experiências com colegas jornalistas que também incursionam pela literatura e de poder receber pessoas interessadas em nosso trabalho".
Com larga experiência como jornalista, Nélio Palheta, ex-secretário de Comunicação do Pará, com passagens pelos principais veículos da capital paraense, como TV Liberal e Cultura, apresenta ao público seu primeiro livro, lançado no ano passado. "Equinócio" reúne poemas inspirados na realidade do autor, em especial em sua cidade natal, Vigia, no nordeste do estado.
O jornalista Nélio Palheta autografa o seu primeiro livro 'Equinócio'O jornalista Nélio Palheta autografa o seu primeiro livro 'Equinócio' (Divulgação)
"O lançamento me parece ser inédito e isso, por si só, já é um diferencial como evento cultural. Rompe uma tradição, sendo uma sessão de autógrafo experiência exclusiva. No caso da noite Cultural, é um exercício de companheirismo, integração, parceria, onde não se disputará exclusividade. A proposta é inclusive adequada ao conceito de cooperativismo, que permeia o evento".
Antônio Carlos Pimentel levará ao evento 50 exemplares de "Os quês e o porquê - Papo de jornalismo" que fala de práticas jornalísticas atuais e sobre o futuro do jornalismo. "São reflexões sobre as novas mídias, o papel das redes sociais e o tratamento da notícia nesses tempos em que a informação circula de maneira tão intensa em vários ambientes", afirma Pimentel.
O jornalismo está em foco no livro que será autografado por Antônio Carlos PimentelO jornalismo está em foco no livro que será autografado por Antônio Carlos Pimentel (Divulgação)
Também apresenta relatos de experiências da reportagem e discussões sobre a importância da qualidade do texto. “Paralelamente a isso, procuro apresentar autores com os quais me identifico, no jornalismo e na literatura. O desafio foi construir uma narrativa simples e atraente. Na verdade, escrever esse livro também foi um grande exercício de construção textual”.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário