Documentário mostra dia a dia das mulheres em manguezais no Pará

 O primeiro vídeo de uma série de quatro será lançado hoje (26/07), no Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. Vale lembrar que eles são essenciais no combate às mudanças climáticas, contribuindo tanto na adaptação dos seus impactos, como na fixação de carbono. Além disso, atuam na proteção contra tempestades, minimizando o impacto nas regiões costeiras e são berçários para diversas espécies de peixes e mariscos.

Para a data não passar em branco, as organizações Rare, Purpose e Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs) lançam nesta segunda (26), o primeiro vídeo documentário de curta duração de uma série de quatro para dar início à campanha “Mães do Mangue”, que busca contar as histórias de vidas de mulheres marisqueiras e sua relação com o ecossistema.

A série, que poderá ser acessada no site da campanha, traz depoimentos de trabalhadoras das cidades de Bragança, Curuçá e Soure. Os demais vídeos serão lançados nos dias 7, 14 e 21 de agosto. Alémdo documentário, a campanha trará lives e o lançamento do livro de receitas "Cozinha da Maré", com pratos originais das mulheres de doze Reservas Extrativistas Marinhas localizadas na costa paraenses.

De acordo com a primeira secretária da Associação dos Usuários da Resex Mãe Grande do Curuçá (Auremag), Sandra Regina Gonçalves, “o mangue representa tudo para mim, faz parte da minha vida, é de lá que a gente tira nosso sustento, nosso alimento saudável. Somos guardiãs desse maretório, temos que conservá-lo para que ele seja  um berçário cada vez mais produtivo para a comunidade e para as futuras gerações”, destacou. 

 

A gerente do Programa Pesca para Sempre da Rare, Bruna Martins, explica que na cadeia de valor da pesca, a participação das mulheres significa subsistência para toda a família, especialmente em tempos de crise. “As mulheres nativas dos manguezais amazônicos são um elo de sustento e conexão nos núcleos familiares e nas suas comunidades. Sua participação é estruturante na manutenção das atividades de subsistência, produtivas e culturais, atuando como guardiãs de conhecimentos e práticas de cuidado com os manguezais”, informa. 

 

 Agende-se!

Lançamento do EP 1 - Documentário curta-metragem “Mães do
Mangue”

Data: 26/07/2021

Local:  www.maesdomangue.com.br (@purpose.brasil
@rare_brasil)

Próximos
vídeos: dias 7, 14 e 21 de agosto 







Edição: Alek Brandão
Texto e Foto: O Liberal

Nenhum comentário