Os trilhos sob as rodas

     O historiador Luciano Demétrius que recentemente lançou o Dicionário Cultural de Capanema, antes havia apresentado o seu trabalho de pesquisas na publicação do livro "Dos trilhos às rodas", contando em detalhes alguns aspectos do processo evolutivo da cidade de Capanema e as suas origens. Voltar a destacar os trilhos por onde passavam os trens com as suas rodas sobre a estrada de ferro,  reverte-se em minuciosos efeitos das pesquisas que Luciano se propôs a fazer e dar conotações ao curso de uma história pluralizada. (PV)


    O livro dos trilhos às rodas faz parte do acervo de muita gente (inclusive do meu), pois revela a existência de cenários muito importantes que circundam a história primitiva da cidade, suas personalidades, costumes e tradições.


    Sinto-me à vontade quando dedico algo sobre Capanema, por também estudar um pouco a origem desse torrão que me viu nascer e nele estou vivendo. Sempre que nos dispomos a retratar coisas importantes, somos surpreendidos com variações informativas e certamente, aqueles que já leram o livro hão de convir que ainda faltam alguns detalhes no seu conteúdo, porém, como o próprio autor tem dito, a sequência pode ser dada por ele ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento aprofundado sobre Capanema.


    Por fim, estou novamente registrando o trabalho de Luciano, pois aqueles que queiram adquirir exemplares do livro "Do trilho às rodas", podem fazer contato com o autor que certamente terão a oportunidade de enriquecerem as suas bibliotecas com um produto que é deveras precioso. (PV)













Edição: Alek Brandão
Foto: Luciano Demétrius

Nenhum comentário