Torcedores do Remo e Paysandu podem matar a saudade dos times na exposição "Re x Pa"

 " Re x Pa" que apresenta 14 troféus, sendo sete azulinos e sete bicolores

Divulgação

Os torcedores do Remo e do Paysandu ainda não podem ir aos estádios para o tradicional "Re x Pa", por conta do momento de pandemia que o mundo vive, mas vão poder desfrutar de conhecimento e história dos times com a exposição " Re x Pa" que apresenta 14 troféus, sendo sete azulinos e sete bicolores, no 1º piso do Parque Shopping Belém. A visitação é gratuita e ocorre diariamente das 10h às 22h até 8 de agosto.   

A iniciativa  tem objetivo de fazer os torcedores mais novos conhecerem sobre o passado e o presente dos times de futebol enquanto os torcedores mais velhos podem relembrar as grandes conquistas e os jogos que fazem parte do imaginário dos fãs.

A torcedora do Paysandu Victoria Oliveira, 24 anos, é uma torcedora jovem, e está por dentro dos títulos do time do coração. Ela diz que nasceu em uma família bicolor e desde criança é apaixonada pelo time. Ela diz que enxerga a exposição como essencial, pois ser torcedor é conhecer a história do time do coração.

"Na minha cabeça, ser torcedor não é ir apenas ao estádio. É conhecer a história. Quando eu ainda era criança, eu lembro que imprimi da página oficial do Paysandu um arquivo que falava sobre o aspecto histórico para estudar. Por isso, vejo como uma exposição que proporciona isso ao torcedor", destaca a torcedora do Paysandu.

O torcedor do Remo, Felipe Damasceno, diz que considera o "Re xPa", nesse caso a exposição, de grande importância, pois já que se trata de dois times centenários muitas pessoas não vivenciaram muitos acontecimentos dos times.

"Muitos torcedores não vivenciaram parte dos acontecimentos dos clubes. E ficar atento ao histórico de conquista é mergulhar ainda mais nas fases e nos elencos que fizeram e fazem a história do time", pontua o torcedor Felipe.

Pelo Paysandu estão os troféus da Copa Norte 2002, Copa dos Campeões 2002, o Brasileiro da Série B de 1991 e 2001, o da Copa Verde de 2016 e 2018 e o Estrela do Norte 2021, que representa o atual título do Parazão. 

Já pelo Remo estão disponíveis à visitação a taça do heptacampeonato paraense de 1919, a do Torneio Mundial de Caracas de 1950, do Torneio Internacional de Paramaribo de 1999, a da Série C de 2005, a do Campeonato Paraense de 2004, com 100% de aproveitamento, o pentacampeonato estadual de 1997 e o Parazão Centenário de 2008.

A superintendente do Parque Shopping, Andrea Mendonça, destaca que é importante fomentar o incentivo à visitação de espaços culturais, principalmente, às crianças, e que a exposição foi pensada de maneira a atrair a todos.

“O futebol faz parte da cultura paraense. O Remo e Paysandu são mais do que clubes, eles fazem parte da história do estado e de muitas famílias. Então, o Parque presenteia os torcedores que vivem essa paixão, além de criar na cidade, durante as férias escolares, mais um atrativo cultural que vai agradar desde os pequenos até os mais velhos”, explica Andrea.

Agende-se

Exposição Re x Pa

Data: até 8 de agosto

Local: Parque Shopping Belém  - Av. Augusto Montenegro, 4300 - Parque Verde

Hora: 10h às 22h

Entrada gratuita







Edição: Alek Brandão
Texto e Foto: O Liberal

Nenhum comentário