Autores paraenses discutem rumos da produção literária



Durante cinco dias a 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro receberá diversos autores no espaço “Encontro com Escritores Paraenses”, um momento dedicado ao debate da produção regional de livros. O panorama atual da produção literária desenvolvida na região Norte e os movimentos históricos ligados ao assunto estarão em pauta nos encontros diários. Para falar sobre a escrita na poesia autores Juraci Siqueira, Daniel da Rocha Leite e Antônio Moura foram os convidados desta segunda-feira (04).
Apesar da produção dos primeiros autores que participaram do “Encontro Literário Paraense” ser reconhecida como poesia, cada um deles apresenta uma particularidade em suas obras. Antônio Juraci Siqueira é um poeta popular, produtor de folhetos de cordel e contador de histórias. Já os poetas Daniel da Rocha Leite e Antônio Moura são escritores mais contemporâneos, líricos, com outro tipos de narrativas.
Na visão do poeta Antônio Moura, momentos de diálogo se fazem necessário diante do cenário político vivenciado no país e mundo. “Eu acho o que diálogo sempre é importante, em se tratando de literatura a troca de ideias é sempre enriquecedora e, principalmente se pensarmos o momento que vivemos no Brasil e em outros países, essa tendência ao obscurantismo crescente só pode ser combatida através do diálogo e da arte”, afirma o escritor paraense
“O que é ser poeta?”, provoca Daniel Leite. Para o escritor, espaços como esse proposto no evento permitem o compartilhamento de inquietações com quem consome e produz literatura. “Celebro essa iniciativa de dividir pensamentos e ideias com quem ainda acredita no poema. E é preciso acreditar no poema”, alerta o escritor.
Serviço: O “Encontro com Escritores Paraenses” ocorre até à sexta-feira (08),sempre no auditório Dalcídio Jurandir, a partir das 17h, na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Na tarde desta terça-feira (05), Iran Souza, Edith Pereira e Elza Lima serão os autores convidados.


Por Roberta Brandão
Foto: Edinaldo Silva


Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica  

Nenhum comentário