Paraense lança livro com ilustrações de argentino na Feira do Livro



Uma espécie de brechó que reúne um pouco de tudo – usado ou não, ganha forma no livro de poemas Brinc-à-Brac, do publicitário Pedro Galvão. A publicação tem ilustrações do diretor de arte argentino Inocêncio Pérez, e foi lançada na noite desta quinta-feira (07), no estande da Secretária de Cultura do Pará (Secult) – Café Colômbia, na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro.
“O título do livro é uma brincadeira com a palavra Brinc-à-brac inspirado em um livro de Carlos drumond de Andrade chamado Viola de bolso e remete a uma poesia feita de improviso”, confidencia o autor.
A expressão “bricabraque” vem do francês bric-à-brac e se refere a coleções de diversos e velhos objetos de artesanato ou arte, como antiguidades, bijuterias ou roupas. Assim é o livro do publicitário, onde pode-se encontrar várias temperaturas através da palavra. Poemas divertidos que brincam como criança com uma sombra na parede, e alguns que até se atrevem a inventar palavras – o que de acordo com autor é permitido se tratando de poesia –, além de outros muito sérios que abordam a violência das cidades e o medo urbano.
Até mesmo uma carta de 1980 de despedida para o amigo argentino, quando este partiu definitivamente para Milão, está inclusa no livro. Aliás, essa amizade está gravada em cada página, seja pelas ilustrações de Inocêncio, ou pelas histórias dos poemas que os dois compartilham nas confidências de memórias de amigos, ou ainda porque essa é a segunda parceria literária que assinam juntos.
As ilustrações presentes no livro foram criadas na época em que Pedro e Inocêncio ainda trabalhavam juntos em uma agência de publicidade no Rio de Janeiro. Atualmente, o argentino é dono de uma agência de publicidade em Milão. “Esse livro é uma forma de cultivar a amizade e é também uma oportunidade de se encontrar já que eu moro há muitos quilômetros de distância”, celebra o artista gráfico.
Pedro Galvão já lançou outros três livros, sendo esse o seu segundo de poesias.


Por Roberta Brandão
Fotos: Eunice Pinto


Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica

Nenhum comentário