Sábado e domingo surpreendem com movimento de visitantes do salão literário




O segundo dia desta edição da 22ª. Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, foi marcado por uma grande movimentação. Milhares de visitantes de todas as idades estiveram nos pavilhões do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, participando das atividades e conferindo os estandes. Organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a programação tem atrativos para todos os públicos.
“Disponibilizamos oficinas, debates, palestras e programação cultural vasta, tanto no espaço infantil quanto no adulto”, disse a diretora de cultura da Secult, Ana Catarina Brito. A abertura do evento, no sábado, dia 2, atraiu mais de 35 mil pessoas. A Feira se encerra no próximo domingo.
O destaque deste domingo, dia 3, o escritor homenageado Age de Carvalho, que participou do seminário “Age de Carvalho: Todavida, todavia” que abordou a prática da publicidade, do jornalismo e do design gráfico e sua influência na obra do autor. Da mesa participaram o publicitário Rosenildo Franco e a estudiosa da obra de Age, a professora da Universidade Federal do Pará, Lívia Barbosa. O publicitário e jornalista Orly Bezerra que participou do seminário falou da importância do escritor para sua geração. “Age é paraense que faz sucesso lá fora, sendo um excelente profissional com trabalhos reconhecidos. Se serve para nós que somos da mesma geração imagina para as gerações que vêm após”, destacou.
A escritora colombiana Lauren Mendinueta, que escreve poesias marcadas pela dor, pela morte e pela solidão é vista pela crítica contemporânea define Lauren como autora da nova poesia em língua espanhola do século XXI e uma das mais promissoras hispanoamericana. ​
Um dos visitantes assíduos da Feira do Livro é Reynaldo Silva, avô da pequena Sofia. Em edições passadas ele já trouxe os filhos, os sobrinhos, e agora chegou a vez de trazer os netos. “Este é um espaço maravilhoso que se abriu em nosso Estado para que possamos incentivar o hábito da leitura em nossas crianças. É uma oportunidade que a minha geração não teve. Ter acesso aos livros com preço acessível é bom para todos nós. Por mim, gostaria que esta feira acontecesse mais de uma vez por ano, já que este não é apenas um espaço para a compra de livros, mas também uma boa opção de lazer para a família”, elogiou.
Destaques de segunda-feira, 4/6
A psicóloga Elizabete Carnivale vai compartilhar com os participantes algumas dicas sobre “Como lidar com as emoções”, durante o Papo Cabeça que ocorre a partir das 15h no auditório Dalcídio Jurandir. A apresentação é de Betty Dopazo com intervenção artística de Armando de Mendonça e Thales Branche.
A partir das 17h, no mesmo auditório, começa a série de encontros com escritores paraenses. A primeira mesa é sobre escrita poética, com a participação dos autores Antônio Moura, Antônio Juracy Siqueira e Daniel da Rocha Leite, e mediação de Tito Barata. Ao longo dos anos, a Feira Pan-Amazônica do Livro vem dando cada vez mais destaque à literatura regional.
A atração mais aguardada desta segunda-feira gira em torno dos cânticos da pajelança marajoara, que serão pela primeira vez entoados para pessoas que não são das encantarias da mata. De acordo com a pajé Zeneida Lima, 83 anos, a ocasião é especial e permite que um pouco dessa magia seja compartilhada através da voz. Trata-se do show “O Canto da Pajé”, a ser realizado às 20h30.



Por Tays Del Rosário

Fotos: Cristino Martins



Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica do livro


Nenhum comentário