Secult lança antologia pessoal de Age de Carvalho



As homenagens ao escritor paraense Age de Carvalho, patrono da 22 ª Feira Pan-Amazônica do Livro,  prosseguiram na noite deste sábado com o lançamento do Livro “Age de Carvalho: Todavida, todavia. Poesia, jornalismo e design gráfico desde 1980”, organizado pelo próprio autor e pela professora e pesquisadora da universidade Federal do Pará (UFPA) Mayara Ribeiro Guimarães.

O livro é uma antologia pessoal de todos os livros e poemas publicados pelo autor, além de ensaios, papeis pessoais de natureza variada, como cadernos de trabalho, cartas e fotografias. Age de Carvalho diz que o livro é uma espécie de balanço de tudo que ele fez até agora dentro das suas atividades. “Um livro muito visual, uma biografia através do meu trabalho. Nele eu não falo de mim, mas o meu trabalho fala por mim”, disse.

Para o autor, a homenagem na 22ª Feira Pan-Amazônica do livro foi uma surpresa muito grande. “Pra mim foi um presente enorme, toda a programação foi muito atribulada, mas me deu um prazer muito grande participar”, considerou.
A professora Mayara Guimarães, organizadora da obra, explica que o livro foi uma parceria com Age de Carvalho. “Nele o leitor poderá conhecer a poesia anterior, assim como poemas inéditos. Poderá conhecer também o grande parceiro de cartas que ele foi com vários amigos intelectuais paraenses, como Max Martins, Benedito Nunes, Haroldo Maranhão, importantes no cenário paraense e até no brasileiro, como Carlos Drummond de Andrade” ressaltou.
Ela ainda ajudou a selecionar as cartas de Max Martins, porque tem trabalhado com Age em outros projetos.  “O livro traz a fortuna critica que é de fundamental importância para um poeta vivo, um autor que está produzindo no cenário contemporâneo. A partir desta fortuna crítica, o artista  tem uma fonte de pesquisa para quem estudar sua obra e que servirá para futuros pesquisadores”, falou.

Para o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, o escritor Age de Carvalho é um artista acima de tudo, versátil. “Ele fez arquitetura, trabalha com designe, é poeta e um incorrigível agitador da intelectualidade. Ele fala, conta histórias, é poliglota, mora na Europa, é um destino ricamente errante. Ele é, talvez, o mais novo dos poetas paraenses da atualidade”, comentou Paulo Chaves.

“Esta é a oportunidade do público ter acesso, em um único volume a produção do Age como poeta, articulador literário, designe gráfico e como amigo. Essa homenagem é bastante significativa, pois sintetiza todas as facetas do homem e do poeta Age de Carvalho” comenta o professor Silvio Holanda, da UFPA.

Serviço: “Age de Carvalho: todavida, todavia. Poesia Jornalismo e design desde 1980”. Organização de Age de Carvalho e Mayara Ribeiro Guimarães. 240 páginas - Editora Secult/PA      


Por Márcio Flexa
Fotos: Eunice Pinto


Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica

Nenhum comentário