Incentivo à leitura é tema de seminário na Feira do Livro





Na manhã dessa quinta-feira (7), durante a programação da 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro, foi realizado o “Seminário da Pan-Amazônica Leitura, Práticas de Leitura e Bibliotecas” que abordou o tema literatura e sociedade. O seminário foi apresentado pelos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marinilce Coelho e Marco Chandía, além da professora do quilombo de Bairro Alto, de Salvaterra, no Marajó, Maria Páscoa Sousa.
O seminário abordou a importância do incentivo à leitura. A professora Maria Páscoa falou a respeito das dificuldades na educação quilombola: “é de suma importância agregar o saber da letra, ou seja, o saber científico, com o saber da terra, do povo quilombola”, disse a professora, que também relatou que eles têm utilizado o conhecimento de geógrafos, historiadores e professores, empenhando seus esforços para contar a história do quilombo e mantê-la viva. “Há uma luta para a valorização da educação nos quilombos do Brasil”, concluiu.
A professora Marinilce Coelho explanou o seu projeto de incentivo à leitura com adolescentes alunos do ensino médio, pois estes são considerados leitores em formação. “É necessário educar os jovens para a leitura e a cidadania, pois a escola é o lugar propício para essa formação”, disse a professora da UFPA, que trabalhando com o público jovem o instrui a utilizar o livro como um bem coletivo.
Para a professora de educação infantil, Elane Silva, presente no seminário, foi de suma importância a explanação do tema, pois “motivou todos os participantes a incentivarem a leitura dos jovens presentes em nossa sociedade. É dever da família em comunhão com a escola, o estímulo da leitura para crianças e jovens”, afirmou.


Texto: Karen Favacho
Fotos: Cristino Martins e Eunice Pinto (capa)


Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica

Nenhum comentário