Rosângela Darwich bate papo sobre lirismo com o leitor





A professora e escritora Maria Mariane veio de Castanhal para visitar a Feira do Livro e conheceu o trabalho da escritora paraense Rosângela Darwich durante o bate-papo com o leitor, realizado nesta segunda-feira (04), na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro. A autora falou sobre sua obra mais recente, lançada na Feira.
“Eu não conhecia a escritora. Conhecia as obras do Age de Carvalho. Mas, a partir do momento que foram expostas as poesias dela, me interessei muito pelo seu trabalho. Me interessei na leveza, na delicadeza, a forma como ela expõe as imagens figuradas e transfiguradas, o externo e interno muito bem captados, com um vocabulário não tão rebuscado. Eu sou escritora e poeta”, comenta Maria Mariane.
O bate papo reuniu escritores, leitores e alunos da Universidade da Amazônia (Unama), na sala 02 do Hangar. O poeta Age do Carvalho, escritor homenageado pela feira em 2018 e amigo de Rosângela, foi um dos mediadores da conversa sobre o livro “Há horas”, lançado na Feira do Livro, pela Editora da UFPa (Ed.Ufpa).
Para Age de Carvalho a poesia pertence à vida da Rosângela. “Eu conheço a Rosângela há muito tempo, fui um dos primeiros editores dela. Ela tem uma poesia diferente da minha. Passou 30 anos sem publicar nada, isso é muito do temperamento dela, da timidez e da humildade dela. No momento em que todos querem publicar, aparecer, em tempo de internet, a Rosângela se recolhe para resguardar sua poesia”, conta ele. Segundo Age, Rosângela tem “uma poesia altamente lírica e que tem qualidade de sentimento”.
O poeta Vasco Cavalcante, editor do site Cultura Pará, participou do bate-papo, e parabenizou a iniciativa da Feira do Livro em realizar o diálogo. “Eu acho ótima a iniciativa. O grande desafio do poeta é descobrir sua palavra, sua expressão poética. Isso a Rosângela Darwich tem. Adorei saber que novamente vou poder ler os poemas dela”, comemora.
A professora Mayara Guimarães, mediadora do bate-papo, destacou a importância livro “Há horas” no cenário literário paraense. “É muito importante os autores paraenses, os poetas paraenses que estão aí fervilhando, publicando, principalmente a Rosângela, que é uma poeta maravilhosa, de uma expressão lírica muita densa, receber esta edição tão bem cuidada, respeitosa da poesia dela e editada pela UFPA. É uma celebração, temos que projetar o poeta para o resto do Brasil. Quero divulgar o trabalho dela para ser reconhecido”, diz ela.
A escritora Rosângela Darwich revelou ter recebido grande incentivo da mãe, Eucivalda Araújo, de 86 anos, que hoje acompanhou no bate-papo. “Além da minha mãe, o Age de Carvalho também me incentivou a voltar a publicar. Tinha mais de 400 poemas escritos. Hoje foi uma oportunidade que a vida apresenta, uma ocorrência inesperada. Hoje para mim foi uma grande festa”, concluiu a escritora.



Serviço: Na terça-feira (05), às 17h, o Bate-Papo com o leitor será marcado pela leitura de poemas de Max Martins, com a apresentação de Age de Carvalho e Mayara Ribeiro Guimarães, na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro.



Por Andreza Gomes
Foto: Elza Lima


Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica

Nenhum comentário