Encontros debatem a produção de livros e situação das bibliotecas




Políticas públicas nacionais direcionadas para bibliotecas e para a cadeia produtiva do livro no Brasil estão em foco na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Nesta segunda-feira, enquanto representantes do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério da Educação (MEC) e de organizações sociais discutiam a produção de livros, o 1° Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas promoveu um diagnóstico das entidades no país.
Na manhã dessa segunda-feira (04), o Seminário “Políticas, ações e oportunidades às cadeias produtivas e criativas do livro”, debateu formas de democratizar informações a respeito de programas, ações e projetos de fomento e incentivo a escritores, ilustradores, editores e livreiros, entre outros. Além de representantes do Minc e do MEC, várias organizações sociais com programas de êxito relativos a formação de novos leitores estão inseridos na programação da convenção literária.
Entre o público do Seminário, estiveram presentes escritores, donos de editoras e amantes da produção literária. Muitas perguntas foram realizadas aos especialistas e muitas dúvidas foram sanadas, como afirma o poeta cordelista e responsável pelo stand de escritores paraense, Claudio Cardoso. “Estou com um projeto de resgate da literatura de Cordel em Portugal e a ideia é levar os cordelistas do Pará. Então, me ajudou muito o seminário de hoje, por que conheci canais junto aos órgãos oficiais, logísticas de apoio e até mesmo editais que contribuem para viabilizar esses e outros planos que tenho”, afirma o poeta.
Como representantes do Ministério da Cultura, estiveram presentes ao seminário Wilson Troque, coordenador geral de Programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ana Cristina Araruna, coordenadora-geral da leitura, e Vicent Filho, coordenador-geral de admissibilidade e aprovação da Lei Rouanet. Em nome da Câmara Brasileira do Livro (CBL), participou Fábio Lima, gerente de Relações Internacionais da entidade.
Bibliotecas
Ainda na programação da manhã, foi realizada a abertura do “1º Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas da FCP. Biblioteca na Região Amazônica. Desafios e oportunidades: construção do pacto das Bibliotecas Públicas da Pan-Amazônia”. O encontro é voltado ao compartilhamento de informações, conhecimentos e boas práticas em bibliotecas públicas.
Gisele Arouck, diretora da Fundação Cultural do Pará (FCP), representou a gestão da entidade. Jaqueline Gomes, da Iberbibliotecas, Osmar Arouck, da biblioteca do Senado Federal e Daniela Greeb, do Instituto de Políticas Relacionais compuseram a mesa de debates. A valorização do papel dos profissionais da área e formação cultural em espaços públicos, com foco em profissionais da biblioteca foi tema das discussões.
Na parte da tarde, a “Roda de conversa: Conhecer para transformar, diagnóstico das Bibliotecas Públicas do Pará” debateu a situação atual das entidades no país. A roda contou com a participação de Daniela Greeb, Martha Lemos, Marinilde Barbosa, Socorro Baia e diversos profissionais do setor.
Na terça-feira (05), às 14h, Seminário “Leitura, Práticas de Leitura e Bibliotecas na Pan-Amazônia” segue com a Conferência da professora Isabel Cristina Rodrigues , às 10h30; com a Mesa-Redonda “Leitores: relação com os livros, com as linguagens”, às 11h30; e com Mesa-Redonda: “Enunciados de problemáticas panamazônicos em relação à leitura”, às 14 horas.


Por Roberta Brandão e Juan Moraes
Foto: Eunice Pinto


Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica  

Nenhum comentário