Bibliotecas têm movimento intenso em julho


Para a maioria das pessoas, julho é sinônimo de praia, sol e mar. O que poucos sabem é que boa parte dos paraenses também gosta de um passeio menos "típico" para o mês do veraneio: as bibliotecas.
Visitamos a mais importante biblioteca pública do Estado e uma das maiores do Brasil, a Biblioteca Pública Arthur Vianna, e a movimentação ainda é intensa no período de férias por lá. De acordo com a coordenadora do espaço, Socorro Baía, o número de visitantes no salão de estudo e pesquisas diminui em 50%, mas, ainda assim, ela considera um público relevante para o período.
"A gente tem, em média, a visita de 500 pessoas aqui, por dia, no mês de julho. É um fluxo considerável para a época" avalia, ao pontuar que, o público que costuma frequentar em julho é o mesmo dos outros meses. "Nesse setor de estudos, são as mesmas pessoas. O que muda mais é no terceiro andar, onde temos a área da brinquedoteca e gibiteca".
Concurseiros, concluintes de universidades e estudantes que se preparam para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são os principais visitantes da biblioteca, segundo Baía. Os amantes da leitura, porém, que vão ao local pelo simples prazer de entrar em contato com a literatura, também não são raros por lá.
Um deles é o tradutor de inglês e espanhol, Paulo Brasil. Apaixonado por leitura, como o próprio se define, há dois anos Paulo frequenta, quase diariamente, a biblioteca.
Paulo Brasil é um frequentador assíduo da Biblioteca Arthur ViannaPaulo Brasil é um frequentador assíduo da Biblioteca Arthur Vianna (Igor Mota)
"Desde que eu cheguei de São Paulo, o que ocorreu há dois anos, eu venho para cá quase todos os dias. Sou apaixonado por leitura, pesquisa, história. Sou filho de professora e acho que isso é até genético. Para quem adora ler, como eu, esse espaço é único" diz.
E não foi o mês de julho que mudou a rotina de Paulo. Segundo ele, mesmo com a alta estação das praias, e viagens que surgem pelo caminho, as idas à biblioteca estão sempre garantidas. "Tem uma viagem ou outra, mas sempre estou por aqui. É um espaço que me faz bem".

BRINQUEDOTECA GRATUITA PARA AS CRIANÇAS

No andar de cima, onde estão, entre outros setores, a gibiteca e a brinquedoteca, o público majoritário é de crianças. Nesse espaço, há uma diferença de movimentação se compararmos o mês de julho com os outros meses, como afirma a bibliotecária Andréa Fernandes.
"Nos outros meses do ano, nosso público principal é de visita de escolas, ou seja, não é espontâneo. Em julho, o público espontâneo está muito maior do que nos outros meses. Estamos recebendo uma média de 65 pessoas por dia" afirma.
Úrsula Silva levou os filhos, Júlia e Rafael, para conhecerem o local. Pela primeira vez na brinquedoteca do prédio, a família já planeja voltar ao espaço outras vezes. "Eu não conhecia aqui e resolvi trazê-los nesta quarta para brincar, espairecer e me surpreendi. Gostei muito do espaço, é diversificado, tem vários atrativos, foi ótimo! Minha primeira vez aqui e já penso em voltar com eles" admite.
Júlia, Rafael e Úrsula procuram opções variadas para diversão no verãoJúlia, Rafael e Úrsula procuram opções variadas para diversão no verão (Igor Mota)
Na maior parte dos casos, o local fica preenchido por crianças e seus responsáveis, que se dividem entre jogos, fantasias e brinquedos. Há, porém, aqueles que ainda preferem os livros. Para esses, a gibiteca é o espaço perfeito.
O pequeno Miguel, de dois anos, filho da dentista Mariana Costa, 38, é um desses. Mesmo sem saber ler, ele passou um bom tempo vendo as imagens de livros e revistas disponibilizados no espaço.
Mariana e Miguel aproveitam as férias no espaçoMariana e Miguel aproveitam as férias no espaço (Igor Mota)
"A gente mora aqui perto e gostamos muito de vir aqui. É bem legal e uma ótima opção para as crianças, principalmente agora em julho.  Inclusive, acho que mais pessoas tinham que conhecer aqui. Pouca gente sabe que tem esse espaço" afirma Mariana.
A Biblioteca Arthur Vianna, incluindo seus diversos setores, como salão de estudos e gibiteca, fica aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h. Para a brinquedoteca há um horário especial: ela funciona de 8h30 às 12h e de 14h às 17h15.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário