Falece Carlos Cruz-Díez, um dos maiores artistas do cinetismo mundial


O famoso artista venezuelano Carlos Cruz-Díez faleceu no último sábado, 27, em Paris, aos 95 anos. Com obras expostas em vários museus do mundo, ele teve o trabalho marcado pelo abstrato, intensas cores e linhas retas que criavam a impressão de movimento. O anúncio da morte foi feito pela família no site oficial dele: "O Mestre Carlos Cruz-Díez, um dos máximos expoentes da arte cinética em nível mundial, faleceu por causas naturais, cercado de sua família", diz trecho da nota divulgada online.
Uma das obras de Carlos Cruz-Díez, conhecida como Doble Animacion Plano.
Cruz-Díez era considerado o maior artista ainda vivo do cinetismo, movimento das artes plásticas surgido nos Anos 50, na França, caracterizado pelas obras com efeitos visuais que criavam ilusões de ótica e sensação de movimento por meio de ângulos de observação, geometria e cores. Para os cinéticos, não bastava representar o movimento por meio da arte, mas apresentar a própria obra arte em movimento.
Movimento Alterno, outra obra do artista
Nascido em Caracas, em 17 de agosto de 1923, Carlos Cruz-Díez estudou belas artes e foi residir na França em 1960. Ele lecionava entre Caracas e Paris, mas teve obras expostas em vários lugares do mundo, como no Museu de Arte Moderna de Nova York, no "Tate Modern" de Londres e no Museu de Belas Artes de Caracas.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário