Nova novela das sete também fará campanha pela literatura nacional



O personagem Alberto (Antonio Fagundes) vai começar a trama da nova novela das sete 'Bom Sucesso', passando por um momento difícil na vida pessoal e profissional, como se já não bastasse todo o problema de saúde, a família tenta reerguer a tradicional editora Prado Monteiro. Depois de se consolidar no mercado e viver seu auge, a empresa vive uma grave crise - fruto, principalmente da postura radical de seu fundador.
No mundo inteiro, os grupos editoriais foram criando selos para comportar um catálogo heterogêneo que incluísse, por exemplo, um clássico em edição de luxo, a biografia de uma celebridade e um livro derivado de algum canal de sucesso no YouTube. Alberto nunca aceitou isso e sua filha, Nana (Fabiula Nascimento), vem tentando administrar a casa, apesar de seu marido, interpretado por Armando Babaioff, torcer contra.
Com a doença, ele recorre também a Marcos, seu filho que rompeu com tudo porque o pai nunca considerou suas ideias, foi morar em Búzios e volta agora - com a mesma paixão de Alberto pelos livros, mas com ideias mais arejadas.
Foi na Bienal do Livro do Rio, em 2017, que esse personagem editor começou a surgir na cabeça de Rosane Svartman. Naquela edição, ela foi curadora da Arena Jovem (e será de novo agora) e se encantou com este universo. "Eu nunca tinha visto 700 mil pessoas procurando livros - e também selfies e celebridades".
Conheceu editores, acompanhou conversas sobre a crise do mercado editorial, sobre o baixo índice de leitura no Brasil. Viu gente querendo contar histórias e editar livros. E colocou isso tudo em sua novela.
"É um momento importante para que isso aconteça", diz Fagundes. "Estamos vendo quase um desmanche da cultura - tudo fechando ou pegando fogo, as verbas cada vez mais reduzidas - e a gente tendo cada vez menos essa postura de cidadão que a cultura proporciona. Colocar isso numa novela, para uma faixa etária mais baixa, é reafirmar a força da literatura, da cultura, para a formação do País", completa o ator.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário