Com ilustrações de Portinari, edição rara de livro de Machado de Assis é relançada


Considerada uma das obras mais importantes de Machado de Assis, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" teve uma edição rara publicada em 1943. O livro, que carrega ilustrações de Candido Portinari - um dos maiores artistas plásticos do país, teve uma tiragem de apenas 400 exempleres ne época; e agora volta ao mercado em uma reedição feita pela editora Antofágica.
O livro traz ainda textos inéditos de Rogério Fernandes dos Santos, especialista na obra machadiana; Isabella Lubrano, do canal Ler Antes de Morrer; e João Candido Portinari, diretor do Projeto Portinari e filho de Candido Portinari. Outro destaque da edição é que ela carrega o retraro de Machado de Assis negro, do projeto "Machado de Assis Real", criado para corrigir o racismo na literatura brasileira, que ao longo dos anos em branqueceu a imagem de Machado.
O livro chega ao mercado pelo valor de R$ 69,90, com 456 páginas. Este é o segundo lançamento da editora Antofágica, que teve "A Metamorsofe", de Franz Kafka, como sua primeira publicação, carregando novo projeto gráfico com ilustrações de Lourenço Mutarelli.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário