Coletivo de artistas promove oficinas artísticas nos finais de semanas no Combu


O coletivo das Mulheres ARtistas (M.AR) realiza nos finais de semana deste mês na Ilha do Combu ums série de oficinas artísticas no restaurante Saudosa Maloca. As oficinas gratuitas para os moradores da ilha começam hoje com os participantes aprendendo a fotografar produtos com Alice Soares.
Durante os finais de semana restantes de julho o grupo fará oficinas como customização de cadernos com tecido e bordado, desenho para crianças, de desenho, artesanato em peças de MDF, e aquarela para jovens. As oficinas tem lotação máxima de dez alunas.
Esta é a primeira vez que o coletivo realiza evento na ilha do Combu. O objetivo de aliar natureza, arte e conexão com a identidade paraense. Neste sábado, dia 20, Renata Segtowick irá conversar com quem tiver interesse sobre Empreendedorismo Pessoal.
"O retorno é uma troca de saberes. Quando você vai dar oficina não está só ensinando, está recebendo também. As oficinas que ensinam peças de artesanato pode fazer com que os moradores comercializem os produtos. Vamos ter essa interação, e a roda de conversa que vou oferecer também é para ouví-los", explica Renata.
O Coletivo Mulheres ARtistas – M.AR. visa dar visibilidade e divulgar o trabalho das artistas plásticas, grafiteiras, ilustradoras, game designers, profissionais de animação, tatuadoras e quadrinhistas paraenses. O grupo criado no início deste ano vem realizando diversos eventos e ocupando espaços em Belém com arte e discussões importantes sobre os caminhos da representação feminina no mercado da arte paraense.
“Queremos proporcionar uma opção de lazer que fuja da correria e do excesso tecnológico que temos no dia a dia. Esperamos contribuir com as mulheres da ilha de modo a trocar conhecimentos e vivências e apoiar para que elas se orgulhem do que produzem e deem visibilidade a isso”, conta Ty Silva, ilustradora e integrante do M.AR.
Todos os eventos serão abertos para visitantes e moradores da ilha. Os visitantes externos terão que pagar taxas de R$ 15 a R$ 30 dependendo da oficina. Os interessados podem se inscrever por email (mulheres.artistas.pa@gmail.com) ou pelo Instagram do Coletivo (@mulheres.artistas.pa.)
O restaurante Saldosa Maloca disponibilizará a área para as oficinas. Segundo a proprietária do estabelecimento, Prazeres Quaresma, a interação é fundamental: “Será possível desenvolver um trabalho que realmente vá contribuir com a comunidade. Entender e interagir. Construir algo não só para eles e sim com eles”.
Agende-se:
M.AR. no Combu
Data: 13 a 28 de julho
Local: Restaurante Saldosa Maloca – Ilha do Combu
Inscrições: Restaurante Saldosa Maloca
Mais informações: mulheres.artistas.pa@gmail.com e Instagram: @mulheres.artistas.pa.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário