Grafite de And Santos transforma corredor da Almirante Barroso em obra de arte

Intervenção no muro do Teatro do Sesi chama atenção pelo colorido e criatividade

Quem passa por um dos principais corredores viários de Belém vem se surpreendendo com uma intervenção artística feita em um muro de cerca de 100 m², na Avenida Almirante Barroso, próximo à Travessa Doutor Freitas. A obra em grafite do artista paraense And Santos chama a atenção de quem passa pelo local, pela criatividade e colorido intenso dos desenhos que deram mais vida e uma nova identidade ao cenário urbano da cidade.

O grafite foi uma contribuição do Serviço Social da Indústria (Sesi) para a revitalização do espaço onde ficam localizados o Teatro do Sesi e uma de suas unidades de atendimento ao público. Segundo o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi no Pará, a ideia foi criar um painel que pudesse trazer mais bem-estar visual para quem trafega no perímetro.

Artista And Santos assina obra na Almirante Barroso
Artista And Santos assina obra na Almirante Barroso (Toninho Júnior/ Divulgação)
“O Sesi existe para trazer qualidade de vida ao trabalhador e às comunidades por meio de ações de educação, esporte e cultura. Esse mural representa muito bem o que é a nossa entidade e traduz toda a alegria, a arte e a beleza que existem em nosso Estado”, explica Lemos.

O grafite traz homenagens as expressões culturais através das artes cênicas, dança, esporte e lazer com mistura de elementos regionais em tons vibrantes e formas geométricas, numa explosão de cores que já são características do trabalho desenvolvido pelo artista visual And Santos, natural do município de São Caetano de Odivelas, fato que influencia diretamente a estética dos seus grafites.

Obra de And Santos na área do Teatro do Sesi
Obra de And Santos na área do Teatro do Sesi (Toninho Júnior/ Divulgação)
Ele conta que viaja por diversos lugares, levando sempre sua arte mesclada com os costumes de cada região. “Essas intervenções artísticas ocorrem em ambientes públicos urbanos e interagem diretamente com os indivíduos, onde há intensa circulação de pessoas e diversidade cultural. Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte. Essa interação se dá naturalmente enquanto se desloca pela cidade e se apropria das obras dessa galeria ao ar livre”, ressalta And.

O artista levanta a bandeira do grafite como uma intervenção artística e cultural fundamental nos espaços urbanos. “Minhas obras foram influenciadas pela estética realista e surrealista no meio da arte plástica e do grafite. Tenho participado de várias atividades como; projetos sociais, oficinas, exposições, coletivos de pintura, música e grafite, Educart, palestras e debates sobre expressões visuais. Tive participação em uma das maiores exposições ao ar livre ‘Cowparade’, realizada em Belém do Pará. Participei da “VII Bienal de Cultura Lusófonas em Portugal” e no ‘Fórum de Artes Contemporânea em Odivelas-Portugal’”, destaca.

Obra de And Santos valoriza elementos da cultura amazônica
Obra de And Santos valoriza elementos da cultura amazônica (Toninho Júnior/ Divulgação)
O artista tem pinturas em diversas cidades paraenses, com telas também em estados brasileiros como Amapá, Ceará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
















Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagens)

Nenhum comentário