Quadrilhas do Pará já começaram apresentações virtuais no Arraial de Todos os Santos

 A programação já começou e vai até o dia 4 de julho

Assessoria FCP

Após um ano sem atividades, os grupos de quadrilhas, misses e grupos folclóricos do Pará vão mostrar suas danças e performances durante o Arraial Virtual de Todos os Santos, da Fundação Cultural do Pará (FCP). A programação já começou e vai até o dia 4 de julho, quando o público vai conhecer os grupos vencedores. Para acompanhar as apresentações, nesta quinta-feira (24), a transmissão pelo canal do youtube da FCP começa a partir das 15h e pela TV Cultura, às 19h30, será a transmissão do Concurso de Miss Mix e Caipira.

O concurso já está na etapa de apresentações virtuais, que começou nesta quarta-feira (23) e vai até o dia 4 de julho, com a divulgação dos grupos vencedores. Durante esse período, à tarde, os grupos vão para a Fundação Cultural do Pará mostrar o que prepararam para este ano em torno das coreografias, figurino e performances. As apresentações serão gravadas e divulgadas pelo canal do youtube. Alguns momentos específicos das apresentações serão transmitidos nas tardes na TV Cultura.

Cláudia Pinheiro, da Diretoria de Interação Cultural, disse que esse ano vem sendo tudo diferente do que ocorre na tradicional programação junina da fundação. Depois de um ano sem festejos, a FCP resolveu promover o concurso como forma de não deixar mais um ano sem a festividade, já que é um momento de grande importância para a tradição das quadras juninas.

“No ano passado não realizamos nada, pois o cenário era outro. Esse ano, com todos os cuidados, resolvemos promover esse concurso tanto como forma de manter a tradição como também de incentivar e contribuir com os grupos”, disse Claudia.

Nesse caso, nem todos os grupos inscritos foram habilitados. Com relação aos grupos de quadrilha, 42 estão na disputa e 30 serão os vencedores. O primeiro lugar vai receber um auxílio de R$6.500 e a partir do quarto colocado vai receber R$ 3.111. O número de integrantes está reduzido, sendo em torno de seis a oito pares.

Com relação aos grupos de pássaros e folclóricos, mais de 60 grupos foram habilitados e a maioria é da região do Marajó. Claudia Pinheiro fez questão de ressaltar que todos os cuidados de distanciamento e de higiene estão sendo aplicados para evitar o aumento da proliferação do novo coronavírus.

Já no concurso de misses, nesta quinta-feira, 24 de junho, se apresentam as categorias Simpatia e Mix; e no dia 25, as categorias Morena Cheirosa e Caipira. Às notas atribuídas pelos jurados serão somadas as pontuações resultantes da votação popular, que poderá ser feita pelo site da FCP, tendo início imediatamente após o final dos desfiles e encerrando às 23h59 do mesmo dia da performance.

As candidatas realizarão o desfile de acordo com o cronograma previsto no edital, obedecendo à ordem definida em sorteio.

Serão contempladas 64 apresentações nas categorias Boi-bumbá, Pássaro Junino e cordão de bicho e de pássaro, Grupo Parafolclórico, Conjunto Regional de Carimbó e Toada. 








Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem)

Nenhum comentário