Projeto 'Vozes Amazonianas' promove diálogo entre os artistas

 Confira a programação virtual de junho.

Divulgação

O projeto “Vozes Amazonianas: Diversidade, Memória e Visibilidade no Território da Arte”, iniciativa da Coleção Amazoniana de Arte, da Universidade Federal do Pará (UFPA), segue com a programação virtual de junho. No próximo dia 21, acontecerá a última live em que cinco artistas convidados debaterão o tema “Corpus e Memórias”. A transmissão inicia às 19 horas pelo link abre.ai/vozesamazonianas.

A programação foi contemplada pelo edital de Patrimônio Cultural Material da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult).

O projeto pretende constituir um conjunto de falas, apresentadas em formato de lives e em publicação de e-book com obras e textos sobre o território amazônico, além do contexto histórico e patrimonial artístico. O objetivo é promover a inclusão, a mediação e a difusão de múltiplas percepções e saberes compartilhados nos encontros desses olhares com o patrimônio contido em documentos e obras da coleção.

A programação virtual inclui um curso e a live “Travessias Amazônicas”, que já foram realizados. A etapa final será a publicação de um e-book com a síntese das ideias trocadas no evento. O objetivo do projeto é promover o diálogo entre artistas, estudantes, pesquisadores e  comunidade em geral para a troca de conhecimentos e a fomentação da produção artística e crítica local.

“O projeto Vozes Amazonianas é a possibilidade de visibilizar o pensamento de artistas presentes na Coleção Amazoniana de Arte junto a interlocutores, parceiros e público, potencializando suas ideias e percepções. Ele revela mais do artista e confere um espaço a mais para sua voz, o que no meu entendimento é de suma importância”, explica o curador, artista, professor e pesquisador Orlando Maneschy, que criou o Vozes Amazonianas.

A Coleção Amazoniana de Arte vem se estruturando desde 2012 como um conjunto de obras que lançam o olhar para a história, aos paradoxos e aos processos coloniais empreendidos na região amazônica, que considera a diversidade e a pluralidade de vozes, e promove a inclusão e o debate sobre arte, memória e colonialidade.

Live

A “LIVE#02 Corpus e Memórias” contará com a participação dos artistas Marise Maués, do programa de Pós-Graduação da UFPA; Éder Oliveira, Rafa Matheus Moreira e Rafael Bqueer, da Faculdade de Artes Visuais da UFPA; e Victor de La Rocque, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Eles abordarão questões de subjetividade e memórias, gênero e representatividade em diálogo com os próprios projetos de arte e vida.

As lives estão sendo realizadas em parceria com o projeto "Mapeamentos de literacias transmidiáticas: pesquisa exploratória com discentes da UFPA", do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Extensão (Nitae²), da UFPA.





Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem)

Nenhum comentário