1ª Mostra de Teatro da Amazônia inicia nesta quarta, 9

 Toda a programação ocorrerá de forma virtual até o dia 13 de junho.



1ª Mostra de Teatro da Amazônia inicia nesta quarta, 9 — Foto: Diogo Vianna/ Ascom FCP

Começa nesta quarta-feira (9), a "1ª Mostra de Teatro da Amazônia Narrativas do Norte". Toda a programação ocorrerá de forma virtual até o dia 13 de junho, com transmissão pelo canal da mostra no Youtube, sempre às 21h.

O evento teve início no dia 28 de abril, com os “Encontros de Teatro”, bate-papos virtuais sobre o teatro com a atriz e professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Valéria Andrade, e com o jornalista, dramaturgo, escritor e diretor de Teatro paraense, Edyr Augusto Proença.

A coordenação do projeto é de responsabilidade do ator e diretor de Teatro, Cláudio Melo, em parceria com o também ator e diretor de Teatro, Cláudio Barros, e com a produtora cultural Andréa Cavallero.

Programação

Quarta-feira, 9
O primeiro grupo a se apresentar será o Grupo Usina, com o espetáculo “Solo de Marajó”, que é inspirado na obra do romancista marajoara Dalcídio Jurandir – um dos maiores expoentes da literatura e da cultura amazônica, na região Norte do Brasil.

Quinta-feira, 10
Quem vai se apresentar será a Cia de Teatro Madalenas, com o espetáculo cênico performático “Marahu”, focado no hibridismo das linguagens teatro, música e artes visuais, valendo-se da técnica dos viewpoints, construído a partir das poesias do poeta paraense Max Martins (1926 – 2009).

Sexta-feira, 11
Será a vez do Grupo Palha, com o espetáculo “Honorata”, que vai mostrar a história de um personagem da realidade, o qual vai viver entre a infância, a juventude e a fase adulta os seus percalços. Nas entrelinhas, a história vai mostrar que, desde os tempos primitivos, até o momento presente, a violência contra a criança se apresenta como um fenômeno social e cultural de grande relevância.

Sábado, 12
Quem se apresenta é a Companhia Bricbrac, especializada no Teatro de Formas Animadas (Bonecos de fio, Fantoche, Sombra chinesa e outros), desenvolvendo temas adultos e infantis em suas peças. Os personagens do folguedo conhecido como “Boi Tinga”, de São Caetano de Odivelas, no Pará, serão trazidos para a Mostra.

Domingo, 13
No último dia de programação, quem se apresenta é o Grupo de Teatro e Pesquisa Papa Xibé, com o espetáculo “Ribeirinhas”. O espetáculo retratará o cotidiano de mulheres ribeirinhas, a partir de um olhar intergeracional, nos trazendo a infância, a juventude, a vida adulta e a velhice da personagem, vivenciada pela atriz Karoline Morgana.


















Edição: Alek Brandão
Fonte: G1 PA (texto e imagem)
Colaborou: Ronaldo Leal

Nenhum comentário