Atriz paraense ganhou o primeiro lugar em festival de dança

 Soffia Monteiro, além de estar construindo carreira como atriz também se divide com a dança

Divulgação

Quem assistiu "Um tio quase perfeito 2" vai lembrar de Valentina, personagem da atriz paraense Soffia Monteiro, que além de estar construindo carreira como atriz a menina de dez anos também se divide com a dança. No último mês de maio, ela garantiu o primeiro lugar nas modalidades de Hip Hop e Estilo Livre do Festival Dança de Fortaleza Internacional ( FENDAFOR).

Além dessas conquistas, Soffia também ganhou o segundo lugar na modalidade de Ballet Clássico de Repertório, ensaiada pela professora e bailarina Louisi Reis. Na coreografia de estilo livre contou com a supervisão do coreógrafo Guilherme Andrade, que já é seu coreógrafo no Hip hop, e que faz parte da Cia Deborah Colker.  

Soffia começou na dança por que sempre demonstrou interesse pela arte. E como forma de ajudar na coordenação e na musicalização foi matriculada pela mãe em um grupo do Rio de Janeiro. A artista diz que pratica várias modalidades, mas o hip hop tem um significado maior. "O hip hop representa algo a mais, quando faço as aulas me encontro. É uma das modalidades que mais me deixa feliz", disse a menina.

Ainda sobre o universo da dança, ela está buscando aprender o carimbó, dança típica de sua terra. " Gosto muito de acompanhar a dança paraense, estou aprendendo carimbó, mas ainda falta muito para dançar bem, mas tá indo", avisa a artista. Soffia começou a participar de festivais de dança aos seis anos e aos sete ela passou a competir com seus solos e conquistar suas premiações.  

A artista entrou no universo artístico ainda muito pequena, quando acompanhava a irmã mais velha nos grupos de teatro e nas apresentações. Em uma dessas vezes, ela foi convidada a participar de uma peça no grupo da irmã, a partir disso Soffia disse que o amor pela arte despertou e só vem aumentando.

Soffia Monteiro já se apresentou com peças em Belém, Salinópolis e em Itacoatiara, no Amazonas, no Festival Nacional da Amazônia. Ela fez teste para um longa, para ser a Dira Paes criança, ainda em Belém, onde morou até os quatro anos. Mudou para o Rio de Janeiro, onde mora atualmente.

"Moro no Rio, minha família é de Belém. Sempre que posso vou visitar os pontos turísticos", disse. Mas algo marcante na vida da artista foi a vez que ela foi para um jogo do Remo x Paysandu.  "Já fui para o Re x Pa eu amo futebol, lembro desse dia até hoje.", destaca. Outro elemento marcante da capital paraense para a atriz e dançarina é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Ela conta que mesmo quando não dá para participar presencialmente ela nunca perde a procissão. "Amo o Círio de Nazaré, quando não podemos ir a gente acompanha tudo pela internet, isso não pode faltar", completa Monteiro.

O que mais Soffia tem saudade é das comidas, principalmente da maniçoba da avó. E sempre quando vem a Belém ou alguém vai para o Rio de Janeiro já sabe da missão de levar um isopor cheio para abastecer a geladeira da artista. 

Um dos trabalhos de maior destaque da atriz foi "Um tio quase perfeito 2", com direção do carioca Pedro Antônio, produção da Arpoador Audiovisual, coprodução da Sony Pictures, Globo Filmes, Telecine e Morena Filmes. E distribuição da H2O Films.    

Filmado no Rio de Janeiro durante seis semanas, em outubro de 2019, o filme teve locações em Petrópolis,  Região Serrana do Rio, Lagoa Rodrigo de Freitas, Laranjeiras, Cosme Velho, Itanhangá, Grajaú e Ipanema.






Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagens).

Nenhum comentário