800 anos da Língua Portuguesa é tema de programação da Feira do Livro

alt
O papo-cabeça de quarta-feira, 04, embarca em uma viagem histórica de oito séculos de expansão da língua portuguesa ao redor do mundo. O evento terá a palestra de Roberto Fadel, professor universitário da Universidade da Amazônia, a partir das 15h30, no Auditório Dalcídio Jurandir, durante a programação da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia.
O apresentador do programa de rádio “Cuidado com a língua” irá iniciar o Bate-Papo com o poema “Canção da Ribeirinha”, de Paio Soares de Taveirós. A cantiga, composta no século XII, é considerada o primeiro texto literário em língua portuguesa. “Será um trajeto com um viés literário, percorrendo gêneros e correntes literárias. A literatura é a voz que ecoa as marcas de determinado período histórico,” conceitua Fadel.
Atualmente, a comunidade de língua portuguesa envolve oito países, com cerca de 280 mil falantes, é a quinta língua mais falada no mundo, sempre seguindo um processo natural de mudanças e evolução. “Hoje nós falamos de uma forma completamente diferente, mas é um fluxo natural a tecnologia influenciar a literatura, já que muitos objetos vão sendo esquecidos e muitas palavras vão caindo em desuso por conta disso. Antes a escrita e a oralidade eram mais formais, hoje nós vivemos em um mundo mais prolixo,” analisa o professor.
Presente em várias edições da Feira do Livro com palestras direcionadas a estudantes, Roberto Fadel é otimista em relação ao crescimento do evento e do número de leitores e leitoras. “A Feira tem atingido cada vez mais pessoas, principalmente o público jovem, e isso é maravilhoso. Dizer que a juventude não lê é um equívoco porque eles lêem, mas aquilo que lhes interessa e a programação da Feira consegue falar essa língua jovem.”
O Papo-Cabeça é voltado principalmente para alunos e alunas e aborda assuntos cotidianos de maneira mais descontraída. O debate terá a mediação de Betty Dopazzo e intervenções artísticas de Iva Rothe.
Serviço:
XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro
Papo-cabeça: “Língua Portuguesa: 800 anos de viagem”, com o professor Roberto Fadel - PA.
04 de junho
15h30
Auditório Dalcídio Jurandir, Hangar - Feiras e Convenções da Amazônia
Contato: 3344-0321 / 8897-9847
Texto: Ascom/Secult
Foto: Cristino Martins/ Ag. Pará

Fonte: Secult