Coluna do PV - Corpus Christi em Capanema é chama da Fé nas ruas decoradas



Salve-salve amigos leitores!

 
Em 38 anos de realização a festa de Corpus Christi em Capanema reserva vários atrativos e nesta quinta-feira, 19, gravuras em formas de tapetes coloridos, vão chamar a atenção do mundo inteiro pela originalidade dada pelo toque artístico de quem se debruça sobre o chão para desenhar obedecendo o tema escolhido pela paróquia, responsável pelo evento. 

Preparativos - Nem a Copa do Mundo consegue remover as atenções dos que estão trabalhando para Corpus Christi e tudo está preparado para o grande dia. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural e imaterial do estado do Pará, destacando-se também o lado Eucarístico formado por celebrações e procissão nas ruas decoradas, força da comunidade católica. 

Perspectivas -  Em ritmo de Copa do Mundo, a cidade de Capanema, também respira cultura, mobilizando artistas de vários segmentos que se apresentaram e mostraram suas obras em espaços destacados na feira da cultura popular. Com a realização desse evento os artistas esperam que outros sejam agendados, pois a veia cultural tende a pulsar com mais intensidade.
 
Na feira da Cultura – A Sectur disponibilizou um estande para a Academia Capanemense de Letras expor obras de artes e literárias durante a duração do evento que está sendo realizado na Praça Moura Carvalho.
 
Performances – Durante a Feira da Cultura os integrantes da ACLA vão fazer apresentações do gênero poesia, sendo que o monólogo “Morte em Vida Severina” será um dos atrativos do evento, tendo como intérprete o poeta José Raimundo Vieira.
 
Palavra é Arte – Considerando que o livro Poetando ainda está em fase de divulgação,  estou como novo trabalho, agora em coletânea de circulação nacional. Trata-se do livro que faz parte do projeto “Palavra é Arte” produzido pela cultura editorial, empresa literária que tem sede na cidade de Salvador-BA com filiais em Campinas-SP e Piracicaba-SP, coordenada por Gilberto Martins.
 
Crescimento – Com as participações dos poetas Capanemenses na Feira Pan Amazônica do Livro, cresce o interesse de outros artistas que já se preparam para lançar suas produções que vão fazer parte dos acervos de muita gente.
 
Sem Censura – No dia 05 deste mês participei do programa Sem Censura Pará, apresentado pela jornalista Renata Ferreira, tendo na oportunidade divulgado meu livro Poetando em rede estadual, pois a TV Cultura está presente em 110 municípios do Pará. Foi um passo importante para a cultura Capanemense representada  no Programa que destacou a Feira Pan Amazônica do Livro.
 
Companhia no programa Sem Censura estive acompanhado de minha esposa Dalva Vasconcellos e de meu poetamigo Samuel Alencar.
 
De folga  -  Os campeonatos organizados pela CBF estão paralisados e por essa razão, os jogadores Anderson Pará e Ricardo Capanema estão na cidade acompanhando a Copa no Brasil. Os atletas que atuam no Bahia e Paysandu, são representantes do futebol capanemense fora do nosso território.
 
Ruas enfeitadas – O aspecto de alegria é mostrado nas ruas de Capanema com as decorações alusivas a Copa do Mundo, sendo que os trabalhos mais destacados serão premiados pela CDL.
 
Arrastão Cultural -  Pequenos detalhes de um evento chamou a atenção do público e o arrastão feito na abertura da Feira da Cultura, mostrou que a população responde quando é convocada.
 
Rastreamento 24 horas -  Serviço de monitoramento de veículos feito pela FARO , empresa qualificada para esse fim, estabelecida em Capanema, na rua Cônego Inácio Magalhães, esquina com o colégio São  Pio X, telefone: 3462-4496. Ligue e contrate os serviços.
 
Campanha – O mês de junho é escolhido pelos partidos políticos para as realizações das Convenções, ocasião em que são definidas as candidaturas.
38 anos – Nesta quinta-feira, 19, a comunidade católica de Capanema, vai estar celebrando Corpus Christi em 1.300 metros de ruas decoradas, além da programação eucarística coordenada pela Paróquia. Tudo começou em 1976. 
 
Frase:  “Futebol é a alegria do povo e a Copa do Mundo proporciona momentos de integração entre as nações”.
De Verso em Prosa: “Ante aos anseios/moldam-se requintados amuletos/florescendo as empolgações/devoções marcantes as quais permeiam”. Palavras do Poeta.

         Reflexão:  “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”. 
(Romanos 8:18)
         Saudação: Dedico a Silvaneia Montelo, desenvolvedora de projetos culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
 
         “A cultura abraça seus produtores, fazendo com que eles se mantenham entusiastas e esperançosos”. (PV)
 
Paz e Luz!
Assim Seja!