Os “Sons da Amazônia”

A quarta temporada do projeto “Sons da Amazônia” será reaberta hoje, às 20h, pela Orquestra Jovem Vale Música. Regida pelo Maestro Miguel Campos Neto, o repertório da apresentação de logo mais terá a suíte do balé “O Pássaro de Fogo” de Igor Stravinsky e o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Mi menor, do compositor inglês Edward Elgar, com a solista Gabriella Oliveira. O projeto tem o patrocínio da Vale e realização da Musikart Produções e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. O concerto será na Sala Augusto Meira Filho, do Arte Doce Hall, e tem a entrada franca.
Desenvolvido pela Fundação Vale desde 2004, em parceria com a Fundação Amazônica de Música, a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) foi criada em 2010 e tem em sua formação 70 alunos, com idade entre 12 e 23 anos. Seu regente é o Maestro Miguel Campos Neto e o regente assistente é o professor Agostinho Jr. O repertório da Orquestra Jovem é voltado para peças eruditas e populares, com ênfase ao caráter didático musical – por ser voltada para jovens ainda em formação. Outro destaque são seus componentes: os alunos que integram a OJVM já possuem larga experiência de diversas montagens musicais, como a Ópera Infanto-Juvenil “O Viajante das Lendas Amazônicas”, apresentada no Theatro da Paz, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e na reabertura do icônico Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A OJVM participa do “Sons da Amazônia” desde 2010, e através dele já realizou diversos concertos em Belém, no interior do Pará e nos municípios de Marabá e Santarém. Em 2011, a orquestra realizou como parte do projeto uma turnê pelas cidades de São Paulo, Vinhedo, Rio de Janeiro e Manaus. Escolhidos para reabrir a quarta edição na noite de hoje, eles irão apresentar uma peça do compositor russo Igor Stravinsky. Para esta edição, a orquestra já tem concertos confirmados até maio de 2015, quando irão se apresentar mais uma vez na capital paraense, em Belo Horizonte, e em Vila Velha, no Espírito Santo.

Fonte: O Liberal/Magazine