Coluna Política & Políticos - Por Paulo Vasconcellos




ü  Começa pra valer a campanha eleitoral e os pretensos candidatos articulam alianças que em certo ponto, estão causando surpresas, mas há quem ainda garanta que até o fechamento das convenções, mais surpresas estão reservadas.

ü  Comenta-se que na Região que compreende a Zona Bragantina, vários nomes estão inseridos em prováveis candidaturas à Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal, entretanto, os articuladores dos partidos continuam se mobilizando para a consolidação dessas candidaturas.

ü  Aproveitando a festa de Corpus Christi em Capanema, políticos aportaram por aqui e usaram todos os meios possíveis de aparecerem publicamente, dando conotação de que certamente vão estar em Capanema fazendo suas campanhas, apoiados por lideranças locais.

ü  Referente a essas lideranças locais, vários grupos de recepções foram formados e o que se nota ainda é uma divisão entre os que vão apoiar candidaturas no pleito deste ano. Vamos aos detalhes: O ex-vereador e suplente de Deputado Federal Valry Morais, no dia de Corpus Christi recebeu em sua residência o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Márcio Miranda(DEM), junto com uma comitiva formada por políticos da região.

ü  Recém ingresso no Partido Solidariedade, Valry é pré-Candidato a uma cadeira na Câmara Federal e articula alianças. Um dos suportes para a caminhada de Valry diz respeito ao apoio que ele terá de lideres de partidos que atuam em Capanema e na região, bem como a aproximação política com o Governador Simão Jatene.

ü  Na recepção aos políticos de outras regiões, Valry Morais mostrou ser bom anfitrião, explicando a todos a tradição de Corpus Christi, evento Religioso realizado em Capanema há 38 anos.

ü  Outros grupos políticos também acompanharam a festa de Corpus Christi em Capanema e o empresário Claudionor Moreira(PMDB) caminhou ao lado do pré-candidato ao Governo do Estado, Helder Barbalho, além de outros peemedibistas, entre eles o deputado federal José Priante.

ü  Em entrevista a rádio Educativa o Deputado Márcio Miranda afirmou que todas as vezes que esteve em Capanema para acompanhar Corpus Christi, ficou encantado com a beleza cultural que tem a festa católica e agradeceu a acolhida dos capanemenses principalmente do líder político Valry Morais.

ü  O ex-prefeito de Capanema, Chico Neto(PPS), acompanhou  a procissão ao lado de políticos, entre eles o ex-prefeito de Castanhal e pré-candidato a deputado federal Hélio Leite(DEM). Ao ser entrevistado pela Educativa, Chico foi diplomático em não criticar a atual administração municipal, preferindo falar da procissão e do futuro político da Região.

ü  Por sua vez Claudionor Moreira disse estar decepcionado com a falta de apoio do Governo Estadual, pois Corpus Christi é Patrimônio Imaterial do Pará. Segundo ainda Claudionor, esse título dado a Corpus Christi foi recomendado por ele ao então deputado Dr. Soares.

ü  O deputado Federal Arnaldo Jordy(PPS) foi outro que acompanhou a procissão, sendo recepcionado por representantes de seu partido em Capanema. Em relação à festa religiosa, Jordy afirmou levar consigo boas recordações e reflexões de vida.

ü  O deputado estadual Eduardo Costa(PTB), que é capanemense, também tratou de recepcionar as comitivas formadas por políticos, elogiando o Governo do Estado por agilizar compromissos no interior, bem como, fez questão de abraçar o presidente da ALEPA, deputado Márcio Miranda.

ü  O diretor da Rádio Princesa, Rui Reis tem se manifestado em diversas ocasiões com intensões políticas e ao se filiar no Solidariedade, entra na lista dos pré-candidatos a deputado Estadual e deve receber apoio de Wladmir Costa que além de ser deputado federal é acionista prioritário de um grupo de comunicação, entre eles a Princesa FM.

ü  Como o assunto política começa a ser destacado, mesmo em pleno período de Copa do Mundo, cutucadas precisam ser dadas: Ninguém fala nada sobre a instalação do Hospital Regional de Capanema que segundo Eduardo Costa, os direitos de propriedade já foram transferidos para o Governo do Estado. Pelo andar da carruagem, tudo leva a crer que o HR só terá desfecho após o resultado das eleições gerais deste ano e enquanto isso, o atendimento feito pelos outros hospitais não consegue atender as demandas. 

ü  Ao comentar sobre as presenças de lideranças políticas do estado em Capanema por ocasião da festa de Corpus Christi, Valry Morais disse que estará sempre disponível para receber as pessoas, como sempre fez durante sua trajetória de vida pública.

ü  Até o fim deste mês serão fechadas as convenções partidárias e então, todos os nomes que forem homologados passam para a condição de candidatos e com isso, as reuniões políticas serão agendadas de acordo com o passar do tempo.

ü  Por enquanto as pré-candidaturas são alvos de comentários na cidade e todos estão aguardando o desfecho para se saber em qual palanque o Prefeito Eslon Martins(PR) vai subir em apoio a candidatura ao Governo do Estado. Simão Jatene ou Helder Barbalho?


ü  Começam os capítulos de um espaço que vai apontar notícias de forma democrática sem agredir ou denigrir imagem de pessoas. Tudo o que for aqui registrado será de inteira transparência sem adversidades e/ou vínculos com quaisquer grupos políticos. (PV)