Secon apreende livros, panelas e discos

Durante a operação de fiscalização e ordenamento feita pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), na manhã de ontem, para liberar as calçadas do centro de Belém, as principais apreensões ocorreram na Avenida Nazaré, onde pessoas comercializavam livros, panelas e LPs irregularmente em via pública, impedindo a livre passagem de pedestres. As mercadorias apreendidas foram levadas para o depósito da secretaria e poderão ser recuperadas mediante pagamento de multa, calculada com base na quantidade e no tamanho dos produtos.
Em uma das abordagens foi identificada a venda de aproximadamente 1.900 livros espalhados pelo chão, em frente ao Colégio Gentil. Segundo a Secon, o proprietário dos livros já havia sido notificado anteriormente e, devido à reincidência, deverá pagar o valor da multa em dobro para reaver seus produtos. 
Outra grande apreensão foi feita em frente às Lojas Americanas, também na avenida Nazaré, onde um homem ocupava a calçada com a venda de aproximadamente 126 peças de panelas e utensílios, como vasilhas, caçarolas, caldeirões, frigideiras, entre outros. Em meio aos produtos vendidos também foram encontrados alguns LPs.
A operação contou com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e a segurança foi garantida por membros da Guarda Municipal de Belém, que percorreram também as avenidas Presidente Vargas, Magalhães Barata, Duque de Caxias, Dr. Freitas, Pedro MIranda, Alcindo Cacela e José Malcher. 
Na ação foram apreendidos ainda três carros-de-mão de madeira (conhecidos como boi sem rabo), quatro placas de anúncios, três banners, duas bandeiras e uma churrasqueira que estava sendo utilizada por uma lanchonete  na calçada. Além disso, alguns camelôs irregulares que estavam na avenida Pedro Miranda se retiraram do local ao perceber a presença das equipes da prefeitura.
De acordo com a diretora da Secon, Celina Oliveira, fiscalizações como essa acontecem com frequência, mas devem ser intensificadas. “Elaboramos um cronograma de ações que será cumprido rigorosamente. Amanhã (hoje), inclusive, estaremos de volta às ruas para garantir o ordenamento das vias públicas. Nosso objetivo é diminuir o acúmulo de pessoas que realizam a venda de qualquer produto irregular nas calçadas e devolvê-las para o pedestre”, ressaltou Celina. “Podemos observar que apesar de serem notificadas, as pessoas insistem na transgressão. Nesse caso lamentamos muito, pois temos que recolher as mercadorias e isso acaba causando prejuízo às pessoas”, disse a diretora da Secon.

Orm News