Corpus Christi 2014: Jesus Pão da Vida, alegria e alimento de todos



O momento é de expectativa para o grande encontro de amanhã nos 1.300 metros de ruas decoradas com o tema escolhido pela paróquia de Capanema para a celebração Eucarística de Corpus Christi, evento religioso que contempla os olhares de quem vislumbra o tapete colorido que se transforma o trecho por onde vai passar o Cristo Eucarístico. Nem o momento em que os olhos do mundo inteiro estão voltados para a Copa é capaz de ofuscar a procissão de Corpus Christi que tem 38 anos de tradição, onde a serragem de madeira é matéria-prima, que dá conotação aos desenhos fixados no chão, mas outros ingredientes contribuem para a beleza natural que representa a festa.
Tudo começa no início da noite de hoje quando as equipes de trabalhos distribuem o  material a ser usado nas divisões dos trechos determinados pela coordenação, para então serem traçados os desenhos no solo, feitos por artistas da comunidade local, uns já conhecidos e outros que ainda se mantém no anonimato. A cultura, a arte, a fé e a crença em Deus tornam o Cristo Eucarístico, centro maior das atenções e quem viver verá uma multidão de gente louvando durante a caminhada que terá o seguinte percurso: Praça da Matriz, Travessa 2 de Junho, Avenida Barão de Capanema, Rua Djalma Dutra, Rua D. Pedro II e Travessa Cesar Pinheiro.





Os tapetes coloridos chamam a atenção pela manutenção dos produtos usados à base da serragem de madeira, que além de embelezarem, formam também o conjunto da obra. Todo o Clero da igreja está trabalhando e mobilizando a comunidade para que quando sol raiar na manhã desta quinta-feira, todos possam conferir in loco o resultado do árduo, mas compensador trabalho destinado sobretudo pelos jovens que atuam nos movimentos paroquiais. A comunidade capanemense está integrada em Corpus Christi e os convites são direcionados àqueles que participam das celebrações e também podem constatar de perto as muitas cores que  são destacadas nas obras de arte.

Texto: Paulo Vasconcellos

Foos: Dyah Sousa