Palavra, arte e poesia



   Escrever é uma arte milenar que nos ensina a traduzir o que sentimos e toda dissertação tem seu cunho filosófico, poético ou artístico, que comprova a exatidão daquilo que queremos refletir através das letras. Cumpre-me o dever de ressaltar e enaltecer todos os que se manifestam através das letras, pois faço parte de uma família literária compartilhando com todos os que escrevem seus trabalhos, convictos de que vão expandir, sendo que esse caminho tem sido trilhado por muita gente.
De cátedra, posso referendar qualquer um literato, pois conheço o trabalho desenvolvido por essas  pessoas que são capazes de expressar sentimentos profundos através de textos magníficos, quer eles sejam poéticos ou de qualquer outro gênero. Assino em baixo tudo o que for dito e escrito sobre meus colegas literatos, principalmente os que militam no mercado interno, especificamente no município de Capanema-PA. Posso também revelar que sou “afilhado” cultural de meu irmão Stélio Vasconcellos, caríssimo poetamigo que sempre me incentiva, destinando palavras confortadoras que me encorajam cada vez mais. Escolhi o nome de Stélio para ser o esteio deste texto, compartilhando com todos os outros que acompanham o desenvolver da minha carreira literária, principalmente, meus familiares que substanciam e subscrevem tudo o que faço. A propósito, o momento é festivo para mim e para a minha gente, sedo que há 4 anos, fui adotado por outra família que me abraça bem forte que é a Academia Capanemense de Letras e Artes, entidade cultural a qual pertenço com muito orgulho. Os laços familiares se estendem e considero todas as pessoas que elogiam ou acompanham meu trabalho, como verdadeiros parentes, motivo que me honra e me encoraja para continuar galgando degraus ainda  mais altos.

Na Academia de Letras, repassando a obra para a presidente Rosilda Dax. 
Tudo o que está acontecendo, atribuo as bênçãos de Deus, pois sem Ele nada seria possível, porque Deus é infinitamente supremo. Por fim, abraço cada uma das pessoas que torce por tudo isso e jamais vou deixar de dizer que essas conquistas não são consideradas por mim como pessoais, uma vez que ao passo que torno públicas minhas produções, estou credenciando meus entes para compartilharem comigo, comemorando os méritos. Agradeço a Deus e sempre vou agradecer, por entender que só obtemos méritos quando acreditamos naquilo que nos dispomos a fazer e então, graças a Deus estou dando continuidade ao meu trabalho, pensando em fazer o bem para obter o bem em meu favor.  Se Deus é por mim e por nós, sou convicto de que ninguém será contra mim , nem contra nós. Que Deus seja Louvado!
Paz e Luz!
Assim Seja!  


Em tempo -  Estou divulgando o Projeto Palavra é Arte, coletânea poética onde constam 9 trabalhos de minha autoria, produzidos pela editora Cultura Editorial, que tem sede na cidade de Salvador-BA, com ramificações no sudeste do país. As poesias inseridas na coletânea são: Minha Terra, Carimbó do Pará, O Pará, sentinela do Norte, Sem refrão, Aparências, Teoria fascinante, Verdadeiro Amor, Belém do Pará e da Amazônia, Contemplação verbalizada.