Escritora homenageada da feira debate livro e obra do poeta Mário de Andrade

Mário de Andrade nascido em 1983 em São Paulo é considerado um patrimônio em literatura e foi uma peça fundamental para a criação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional). Com formação em musicografia, atuou também como poeta, escritor, crítico literário etc. Mário foi um artista que visitou o Norte e o Nordeste do país no intuito de fazer conhecida a cultura brasileira além do eixo paulistano.
Um dos livros produzidos em suas visitas ao Norte do Brasil foi “O Turista Aprendiz”, uma coletânea de seus relatos das viagens e suas impressões a respeito dos lugares que visitou, uma obra que traz um caráter quase biográfico. Após quase 32 anos sem reedições, o livro teve mais uma reedição apresentada aqui na Feira Pan-Amazônica do Livro, nesta quarta-feira, 01.
A mesa “Turista Aprendiz” foi realizada com o intuito de discutir não só sobre essa obra, mas também a respeito da vida desse autor tão importante para a literatura nacional. Antes de iniciar o debate, o público teve a oportunidade de assistir ao filme “A casa do Mário” que foi produzido pela Universidade de São Paulo (USP) e apresentou alguns detalhes da casa e da vida doméstica do escritor.
Amarílis Tupiassú, a escritora homenageada nessa edição da Feira, foi uma das participantes dessa mesa. “A obra toda, não só esse livro, mas todo o conjunto do que ele escreveu, é muito difícil de ser estudado. Mas ao mesmo tempo muito interessante, por que é muito interligado. A poesia reitera o que há na prosa, e vice-versa”, comenta. “É impressionante o vocabulário que Mário levou da Amazônia. Ele escreveu ‘O Turista Aprendiz’ e algumas vezes parece um paraense falando”, diz sobre a obra discutida e que terá uma nova edição.
Quem também compôs a mesa foi Paulo Chaves, secretário de Estado de Cultura (Secult), e Paulo Nunes, professor da Universidade da Amazônia (Unama). “Falar sobre o Mário é muito especial, pois o considero como um dos maiores intelectuais do século XX. Ele deixou uma obra consistente em todos os aspectos”, comenta Nunes.
O Iphan irá lançar a nova edição de “O Turista Aprendiz” no seu estande institucional na XX Feira Pan-Amazônica do Livro, ainda hoje às 18h30.

Edição: Roberto Lisboa
Texto: Isabela Quirino
Foto: Sidney Oliveira
Fonte: Ascom Feira do Livro

Nenhum comentário