Atraso é um sinal de insanidade, afirmam os cientistas


Se você costuma estar sempre atrasado, é bom ficar alerta. Isso porque pessoas que estão constantemente atrasadas podem estar sofrendo de uma forma de insanidade, segundo cientistas.  
O cientista Tim Urban diz que criou até uma sigla para descrever aquelas pessoas que ele acredita que estão sofrendo com a compulsão do atraso: pessoas insanas.
Mas enquanto a maioria dos psicólogos concordam que não há cura para o atraso, para o professor de psicologia da Universidade de Michigan, Richard E Nisbett, é possível mudar.  
“Estar atrasado é uma manifestação de desorganização ou hostilidade que está totalmente dentro de sua capacidade de controlar isso”, afirma.
As vias mentais afetadas por quem se atrasa está na mesma parte do cérebro que é afetado por aqueles que sofrem com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Na verdade, muitas pessoas que sofrem disso reclamam que lutam contra o tempo.
Alguns psicólogos também acreditam que o atraso crônico pode ser um sintoma de um transtorno de humor subjacente, como a depressão. Um estudo recente de mais de 200 pessoas em São Francisco mostrou que 17% eram cronicamente atrasados.
Aqueles que não foram pontuais apresentaram padrões semelhantes de comportamento, incluindo problemas de ansiedade e problemas com auto-controle.
Psicólogos recomendam que as pessoas afetadas pelo atraso trabalhem para monitorar quanto tempo levam para executar determinadas tarefas e sempre planejar começar a fazer as coisas mais cedo. Assim, evitariam alguns atrasos.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Yahoo Notícias 

Nenhum comentário