Espetáculo inclusivo volta a ser encenado na Fibra

TEATRO - Peça sensorial do projeto Cena Especial tem novo elenco


Um espetáculo teatral sem cenário, sem iluminação cênica, sem figurino específico, sem maquiagem e que faz um convite ao público a mergulhar no universo da cegueira. Essas são as premissas do experimento cênico-sensorial do Projeto Cena Especial – Teatro Inclusivo. Escrita e dirigida por Carlos Correia Santos – que é também o criador e coordenador do Cena Especial, a peça “Pelos Olhos Dela” volta a ser apresentado de hoje ao dia 19, às 20h, no auditório da Fibra, com novas cenas e novo elenco: a turma 2016 do projeto. A entrada é franca. 
A montagem teve sua primeira temporada em Belém em junho de 2015, no auditório da Fibra. A grande razão para o impacto da montagem junto aos espectadores está no fato de que o desafio dramatúrgico da peça não fica apenas nas mãos do elenco. É compartilhado, de forma inclusiva, com o público. Quem decide assistir a experimentação precisa concordar em ficar os 40 minutos da encenação completamente vendado. O espectador tem os olhos cobertos na ante sala do espaço de apresentação e, a partir deste momento, é literalmente conduzido para o universo do espetáculo.
“Esse é, acima de tudo, um experimento artístico que tem a inclusão como pressuposto. Queremos falar sobre a cegueira, mas num sentido muito mais profundo que somente o da deficiência física”, instiga Carlos Correia. O elenco do trabalho é variado. A montagem tem no palco pessoas com síndrome de down e deficiência intelectual ou física. O Cena Especial – Teatro Inclusivo é um projeto gratuito de extensão da Fibra e recebe pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência no teatro.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: ORM/O Liberal

Nenhum comentário