Projeto Circular reúne mais de 50 espaços


Os bairros da Campina e Cidade Velha terão cores e vida diferentes neste domingo, dia 4, com a realização da 27ª edição do Projeto Circular. Os moradores de Belém poderão visitar uma centena de atividades gratuitas voltadas para todos os públicos em mais de 50 espaços e ações. A programação intensa está ainda mais voltada para o nosso bem-estar, sustentabilidade e cuidados com o patrimônio material e imaterial sempre relacionado à arte, música, alimentação saudável e passeios pela história de Belém. 
O projeto Circular que completa seis anos se consolidou para a população de Belém. A organização calcula que aproximadamente cinco mil pessoas circulem pelos bairros do Reduto, Campina e Cidade Velha. Uma das integrantes da coordenação do Circular, Tamara Saré, aponta que o projeto chega à 27ª edição com muito vigor, principalmente após o Fórum realizado pelo Circular para discutir políticas públicas para o centro histórico.
“Achamos que o Circular se potencializou em muitas direções e a responsabilidade é muito maior. Tentamos manter as pautas do projeto pela adesão das pessoas e pela credibilidade com isso a responsabilidade se multiplicou e hoje se tem que pensar com mais profundidade”, enfatiza. “O Circular acabou sendo uma grande vitrine para uma geração mais nova, cheio de pessoas com experiências. Acho que esse foi um resultado prático do circular e é salutar que haja investimentos no ambiente cultural da cidade”, complementa.
A rede de espaços parceiros do Circular reúne galerias, restaurantes, museus, porões e coletivos, mas também residências que abrem as portas como espaços culturais durante as edições.
Para circular e conhecer mais sobre história e patrimônio, o Roteiro Geo Turístico volta com o Passeio Bélle Époque, com saída às 8h30, da Praça das Sereias (em frente ao Cinema Olympia, na avenida Presidente Vagas), na Campina, e o Bike Tour Roteiros, que sai às 9h e às 16h, do Forte do Castelo, na Cidade Velha.
Também estão com programação, nesta 27ª edição, o Sistema Integrado de Museus, que estarão abertos à visitação e com oficinas e outras atividades no Museu de Arte Sacra. Tudo ali no Complexo Feliz Lusitânia e ainda no Espaço Cultural São José Liberto, na Praça Amazonas, onde está o Museu das Gemas e ainda a exposição “Eu Depois de Ti”, com fotografias de Otávio Henriques.
Novos passeios e parceiros
A programação começa ás 8h30 e segue até ás 19 horas. Uma das novidades desta edição será o passeio promovido pelo Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (LAHCA – FAU/UFPA) intitulado “Espaços da Modernidade Arquitetônica” que será uma visita guiada a edifícios de uso residencial, misto e institucional da Av. Presidente Vargas e a casas com referências modernas não projetadas por arquitetos ou engenheiros.
A proposta é mostrar à comunidade como se deu o processo de transformação e modernização da arquitetura no bairro da Campina, desde a década de 1940 até meados dos anos 70, a partir de visita externa a um conjunto de edifícios. A visita será acompanhada por arquitetos, mestres ou mestrandos que pesquisam o tema, sob a orientação da Profa. Celma Chaves. O ponto de encontro e partida será em frente ao Shopping Pátio Belém, pela Padre Eutíquio, às 9h.
“No bairro da Campina destacam-se os edifícios da Presidente Vargas, mas em outras partes da cidade temos as residências e edifícios públicos e privados do engenheiro e arquiteto Camilo Porto de Oliveira (sobre cuja obra já desenvolvemos pesquisas desde 2006) e uma obra preciosa que é a Escola Benvinda de França Messias em São Braz”, lista a professora.
Nesta edição o Circular terá seis novos parceiros com atividades iniciativas. No bairro da Campina, a Casa de Arte e Paisagismo São Folhas terá a programação, com aula de Yoga, oficina de Kokedama e apresentação do espetáculo “Guerra ao Horror”, do Grupo de Teatro Varieté. De tarde, mais uma oficina, de percussão – carimbó, com Rafael Barros e o show Tambores de Louvação, na travessa Campos Sales, 668, entre General Gurjão e Carlos Gomes.
Serviço:
27ª Edição do Circular Campina Cidade Velha
Data: domingo, dia 4
Locais: bairros da Campina e Cidade Velha
Horário: das 8h30 às 19h

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário