Sérgio Mamberti comemora 80 anos esbanjando vitalidade


Assim que desembarcou na Rússia para participar do Festival Chekhov, o ator Sérgio Mamberti temeu não conseguir estrear o espetáculo Visitando o Sr. Green. Ao 80 anos, o ator chegou a Moscou com a voz velada. "Eu estreei sem os agudos", conta. Na véspera da apresentação, ele jamais seria reconhecido como o dono do brado "Raios e trovões!", do seriado Castelo Rá-Tim-Bum. "Elas chamaram um médico da companhia de balé de Moscou e ele fez uma magia que eu nunca vi", ele explica ao jornal O Estado de S. Paulo.
Com oito décadas completas em abril, Mamberti não cansa de comemorar. Não sem pausas, ele precisou interromper a entrevista para falar ao telefone sobre detalhes e agendas. No início do ano ele fez turnê nacional de 'Um Panorama Visto da Ponte', ao lado de Rodrigo Lombardi. No dia 28 de julho, ele também encerrou a temporada de 'Visitando o Sr. Green', no Teatro Renaissance. Mas o motivo das ligações não era sobre teatro.
Nesta segunda-feira, 5, ele abre exposição 'Comandante Mamberti', na Galeria São Paulo Flutuante, com 30 colagens de sua autoria, disponíveis para venda, produzidas durante os 63 anos de carreira nos bastidores dos palcos e da televisão. "Toda essa criação foi desenvolvida na intimidade dos camarins, ou períodos de descanso. Quando não estava fazendo as colagens, aproveitava para recortar imagens que eu achava interessante".
As origens dos materiais são inúmeras. Ele já chegou a arrancar cartazes em espaços públicos - "porque havia essa granulação nas cores e fiquei apaixonado", aponta um quadro pendurado na parede de sua casa. De posse dos papéis,Mamberti posiciona-se na mesa de trabalho e experimenta algumas combinações. Os temas vão de homenagens a artistas mundiais - há uma série com Andy Warhol, Marilyn Monroe, John Lennon, David Bowie - também com artistas brasileiros e amigos pessoais como Paulo Autran, Cacilda Becker, Gal Costa.
Aliás, não é a primeira vez que ele torna pública suas obras. Em sua estreia, em 1981, o cenógrafo Flávio Império enxergou nas composições visuais de Mamberti um método semelhante ao seu trabalho como ator. "Seus personagens no palco não cabem nos estreitos limites dos traços psicológicos ou sociológicos. Ele monta seus personagens como colagens." O resultado são "cenas mudas do teatro do mundo", definiu o cenógrafo naquele ano. "Quanto a gente vê uma carreira consolidada, é raro pensar que não há mais possibilidades. O que Flávio disse me impulsionou a buscar outras formas de expressão", afirma o ator.
Mas e a voz? O médico escolhido para cuidar do ator quase mudo tinha seus segredos. Mamberti conta que após examinar a garganta do paciente, o médico solicitou que ele ficasse com a boca aberta. "Ele sacou uma longa agulha comprida, torta, parecida com um gancho. Na ponta, havia uma combinação de remédios e tocou bem na região afetada. Foi chocante, mas também rápido. Tive que ficar em silêncio por algumas horas até voltar com o vozeirão".

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

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