LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria Blog do PV e Rádio Antena C

Atualização às 11h30m de sexta-feira, 17 de Setembro de 2010.
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, Bruno Batista, Jucivaldo Gomes, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.
 
                         Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

FUTEBOL EM CAPANEMA

A Bola vai rolar, começa o Campeonato Suburbano
No próximo dia 25 de setembro terá inicio mais um Campeonato Suburbano de Futebol, evento esportivo que pode ser considerado como “O SUBURBANO DO CENTENÁRIO” titulo esse em homenagem aos cem anos que completará a belíssima cidade de Capanema, terra essa de ilustres apaixonados por futebol e o campeonato suburbano que há anos vem sendo disputado, terá nesta temporada uma edição especial de “tiro curto”, com 16 clubes que vão  ter a honraria de lutar pelo titulo do Centenário.
O atual campeão, PEDREIRA, terá ainda a companhia dos concorrentes:  PARIQUIS, NAUTICO, PINHEIRENSE, VASCO, HORIZONTE, SANTA CRUZ, SÃO PAULO, GARRAFÃO, FLAMENGUINHO, CABRAL, TROPICAL, MAGUARI, SÃO FRANCISCO, OLIMPIA E VILA NOVA. Clubes e atletas que serão responsáveis em dar brilho para a competição deste ano.
O suburbano terá como um dos palcos o estádio do SANTA CRUZ no bairro do campinho que vale observar ter toda a  estrutura e gramado em ótimas condições para bola rolar.
O atual coordenador e organizador do certame é o desportista WALTER BEZERRA que promete um campeonato bastante disputado e com grandes atrações.
O ponta pé inicial será sábado dia 25 de setembro no jogo entre Garrafão x São Paulo. Outra praça de esportes que será usada para os jogos é o estádio LEANDRO PINHEIRO
CONFIRA OS JOGOS
SABADO 25/09-
GARRAFÃO X SÃO PAULO - campo santa cruz
DOMINGO 26/09
PARIQUIS X NAUTICO- 14hs campo Leandro pinheiro
PINHEIRENSE X VASCO- 16hs campo Leandro pinheiro
HORIZONTE X SANTA CRUZ- 16hs campo Santa cruz

CAMPEONATO DE MASTER
Neste Sábado (18), no Estádio Leandro Pinheiro acontece a decisão do Campeonato de Másteres, entre as equipes de CIBRASA X CASTELÃO, às 16hs.

CAMPEONATO 1° DIVISÃO
NACIONAL X PONTE PRETA 18hs A decisão do Campeonato da 1° divisão, também será realizada no Leandro Pinheiro as 18 horas, reunindo os times do NACIONAL X PONTE PRETA, sendo que a equipe nacionalina corre atrás da conquista do Bicampeonato. Estas serão duas decisões que vão reunir torcidas de diversos bairros da cidade.

Colaboração: Eldon Saraiva (Texto) 

O Leque de Notícias tem o Apoio Cultural da Rasico Magazine

Médicos e Cooperativas discutem reajuste salarial
A Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM) e Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) convocam os médicos do Estado e os representantes das Sociedades e Cooperativas para tratarem hoje (16) sobre reajustes salariais em assembléia que acontecerá às 19 horas, no Conselho Nacional de Medicina do Pará (CRM).
Na reunião será discutido o baixo índice de reajustes aos planos de saúde: 131%, na última década, em suas mensalidades, e 60%, quando se trata dos honorários médicos. As despesas dos honorários médicos das operadoras de saúde, neste período, reduziram de 40% para 20%.
No começo desse mês, a Câmara analisou projetos voltados aos profissionais da saúde, sendo uma das pautas o incremento do piso salarial para agentes comunitários de saúde e combate à endemias (PL 7495/06 e outras 9 propostas). A relatora do texto na comissão especial, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), adiantou que pretende definir a remuneração mínima em dois salários mínimos (R$ 1.020, atualmente) corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPCMede a variação de preços da cesta de consumo das famílias de baixa renda, com salário de um a seis mínimos, entre os dias 1º e 30 do mês de referência. Abrange nove regiões metropolitanas do País (Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza,Porto Alegre e Curitiba), além do município de Goiânia e de Brasília. O índice é calculado pelo IBGE desde 1979 e é muito utilizado como parâmetro para reajustar salários em negociações trabalhistas.), e com prazo de implementação integral de um ano. O parecer ainda não foi votado na comissão especial.
A Câmara analisa ainda projetos que obrigam os profissionais formados por universidades públicas a trabalhar na saúde pública. O projeto de Lei 2598/07 obriga os estudantes de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional a prestarem serviços nas comunidades em que haja falta desses profissionais.
Outra proposta dos deputados para melhorar o desempenho dos profissionais da saúde é tornar obrigatório para o exercício da profissão aprovação pelos recém-formados em exame nacional, nos moldes da prova já aplicada aos bacharéis em Direito que pretendem exercer a advocacia, previstos nos PLs 650/07 e 6550/09.
Serviço: O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) está localizado na Av Generalíssimo Deodoro nº 223 entre Oliveira Belo e Diogo Móia, Umarizal. (Diário Online, com informações da Agência Câmara e do Sindmepa).

INSS implanta monitoramento online em todo o país
As 1.139 agências da Previdência Social de todo o país já estão contando com monitoramento online, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, visando ao cumprimento de metas trimestrais de desempenho no atendimento ao público. Tudo que acontece nas agências é acompanhado em tempo real na Sala de Monitoramento do Atendimento, instalada em Brasília. O sistema permite, inclusive, a comunicação entre as unidades, segundo destacou o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.
A vantagem do monitoramento, segundo o ministro, é a possibilidade de correção de falhas e de redirecionamento do trabalho sem perda de tempo. É possível saber, por exemplo, a quantidade de pessoas nas agências, o tempo médio de espera, a duração do atendimento no guichê, o horário de funcionamento da unidade, circuitos e sistemas que caem, entre outras aplicações.
O aparato foi desenvolvido por funcionários do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e poderia ter custado em torno de R$ 10 milhões se tivesse sido encomendado a empresas privadas. O presidente do INSS, Valdir Simão, afirmou durante apresentação do serviço nesta quinta-feira (16/9) que "o grande desafio do INSS é saber a demanda do público". Ele explicou que muita gente ainda procura as agências com problemas que poderiam ser resolvidos pela internet ou pelo telefone.
Segundo Simão, há mais de um ano os servidores do instituto estão recebendo uma gratificação que representa 60% da remuneração integral. O ideal, para ele, é que a remuneração de carreira (40% do salário integral) represente a maior parte da remuneração do servidor. “Vamos caminhar para isto".
Para o ministro Carlos Eduardo Gabas, o tempo médio de atendimento nas agências atualmente é de 35 minutos e a meta é chegar a 29 minutos em dezembro deste ano. O prazo médio para concessão de aposentadorias é hoje de 25 dias para quem tem todos os dados inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). A a meta é reduzir para 13 dias. Gabas disse que o sistema de monitoramento hoje apresentado "poderia ser aproveitado na área da saúde", e que já está despertando o interesse "de muitos setores do governo e até de outros países".
(Agência Brasil)

Lula aprova lei do Dia de Respeito ao Contribuinte
Nesta quinta-feira o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que institui o dia 25 de maio como Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A data de "conscientização cívica", conforme o texto, será comemorada anualmente, "com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte". (Diário Online, com informações do AE)

Emissão de documentos será ampliada em Belém e interior do Estado
O atendimento extra para emissão de documentos de identidade será ampliado, neste final de semana, em Belém, Redenção e Santarém. O objetivo da Polícia Civil é atender a demanda da população em função da obrigatoriedade de apresentação de documento oficial com foto para exercer o direito ao voto nas próximas eleições.
O atendimento aos sábados e domingos será estendido até o último final de semana deste mês. Se houver segundo turno nas eleições, o serviço continuará até o encerramento do período eleitoral. Na capital paraense, a emissão dos documentos de identidade, aos finais de semana, será realizada no prédio da Seccional do Guamá.
Em Redenção, o serviço será realizado no prédio da Delegacia de Crimes Agrários, situada na avenida Presidente Costa e Silva, n° 585, esquina da rua Pioneiro Castro, bairro Centro. Já em Santarém, a população poderá obter o documento na sede da Superintendência Regional de Polícia Civil, na avenida Sérgio Henn, bairro Interventoria. O atendimento será de 8h às 14h na capital e interior do Estado.
O atendimento extra, aos sábados e domingos, continua também no Posto Central de Identificação, no prédio do Complexo da Polícia Civil, na avenida Magalhães Barata, bairro de Nazaré.
Balanço - Nos últimos três fins de semana, o posto emitiu 829 documentos de identidade. No sábado e domingo passados, 308 carteiras foram expedidas no local. A maioria dos documentos emitidos, no total de 181, foi segunda via. Ao todo, 300 senhas, por ordem de chegada, são emitidas ao público.
Para quem vai pagar a segunda via do documento, o boleto de recolhimento de taxa está à disposição dos cidadãos em postos de identificação, durante a semana, e no site da Secretaria de Estado da Fazenda.
O boleto deverá ser pago antecipadamente em postos de Correios, Casas Lotéricas ou bancos, para atendimento aos domingos. Vale ressaltar que a Polícia Civil dispõe, na região metropolitana da capital, da emissão de documentos de identidade, tanto primeira quanto segunda vias, na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, instalada na travessa Pirajá, entre avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, bairro da Pedreira.
Em média, 50 identidades são emitidas diariamente no local, que atende também aos finais de semana, até o próximo dia 23, de 8h às 13h.

Redação Portal ORM com informações da Polícia Civil

Endividamento afeta 59,2% das famílias brasileiras neste mês, diz a CNC
O percentual de famílias endividadas no país chegou a 59,2% em setembro deste ano, praticamente o mesmo índice registrado no mês anterior, de 59,1%. O dado faz parte da Peic (Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta quinta-feira (16) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio).
A média de famílias endividadas no terceiro trimestre deste ano foi de 58,7%, superior à do segundo trimestre, que foi de 56,9%. De acordo com o economista da CNC Bruno Fernandes, o nível de endividamento do trimestre aumentou devido a um reaquecimento da economia nesse período, depois de uma desaceleração.
'Esse crescimento forte da renda nos últimos meses favorece as pessoas a consumir mais. Também há uma grande oferta de crédito, com seu alongamento, e uma queda das taxas de juros. Mesmo com o aperto monetário do Banco Central, nos últimos meses, não houve uma aceleração tão forte da taxa. Pelo contrário, houve até uma queda. Isso faz com que as pessoas consumam mais', disse Fernandes.
Segundo a pesquisa, o cartão de crédito é o principal tipo de dívida para 71,5% das famílias que não conseguem pagar suas contas. Outras formas de dívidas são os carnês (24,6%) e o crédito pessoal (10,7%). Apesar do alto índice de endividamento, segundo a pesquisa, apenas 9,0% das famílias não terão condições de pagar suas contas.
Outra pesquisa divulgada hoje pela CNC mostra que a intenção de consumo das famílias brasileiras cresceu 0,6% em setembro. É a quinta alta consecutiva do índice, que fechou o terceiro trimestre com um aumento de 1,7% em relação ao trimestre anterior.
A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias mostra que as mais pobres estão mais otimistas com suas intenções de consumo (alta de 0,8% em setembro) do que as mais ricas (queda de 0,8%).

Fonte: Agência Brasil

Orçamento previsto para rodovias federais em 2011 é 36% maior
A proposta do Mininstério dos Transportes é de R$ 17 bilhões.
CNT apontou que 25,4% das rodovias estão ruins ou péssimas.
O Ministério dos Transportes prevê investimentos de R$ 17 bilhões nas rodovias federais em 2011, anunciou nesta quinta-feira (16) o secretário-executivo da pasta, Mauro Barbosa. De acordo com ele, o aumento do orçamento previsto é de 36% em relação aos R$ 12,5 bilhões deste ano.
Dos R$ 17 bilhões previstos para 2011, R$ 5 bilhões são para a manutenção de rodovias e outros R$ 7,1 bilhões para a ampliação da malha rodoviária.
A Confederação Nacional dos Transportes divulgou nesta quarta-feira (15) um estudo que apontou que o percentual de rodovias brasileiras em estado ruim ou péssimo passou de 24%, em 2009, para 25,4%, em 2010. O principal problema constatado foi a “geometria da via”, que analisa tipo de pista (simples ou dupla), faixa adicional de subida (terceira faixa), acostamento e condição de pontes e viadutos. Quase metade (48,1%) das rodovias brasileiras apresenta condições péssimas ou ruins nesse ponto.
O secretário-executivo avaliou que o governo desenvolveu um bom trabalho nas rodovias federais com base na pesquisa da CNT. Os dados mostraram que 44,8% das rodovias federais estão em estado ótimo ou bom. “É um sinal claro que está havendo melhoria nas rodovias federais. Estamos no rumo certo”, declarou.
O diretor geral do Dnit, Luis Antônio Pogot, durante entrevista na tarde desta quinta-feira, apresentou dados sobre o aumento da frota nacional. De acordo com o departamento, o número de veículos no país saltou de 29,5 milhões em 2000 para 59,4 milhões em 2009. No mesmo período, a malha rodoviária federal passou de 56,1 mil quilômetros para 71,9 mil quilômetros, excluindo os trechos passados para a iniciativa privada por meio de concessões.
O diretor ressaltou a necessidade da construção de novas rodovias, mas disse também que estuda outras formas para desafogar a estrutura rodoviária federal. “O governo lula e trabalha em diversas esferas para a mudança da matriz de transporte.” Ele citou o plano nacional ferroviário e o potencial para transporte hidroviário no país.
O secretário-executivo do ministério se reúne ainda nesta quinta com empresário do setor ferroviário para discutir propostas e a mudança do marco legal em busca de desenvolvimento do setor. Barbosa disse que já há um decreto elaborado para ser enviado à Casa Civil. A saída da ministra Erenice Guerra da pasta deve adiar o envio do documento para a área técnica do ministério.

Especialista dá orientações de como economizar gás de cozinha
Picar os alimentos em tamanho menor acelera o cozimento.
O grande vilão de gasto, segundo o professor de Química, é o forno.
Especialistas dão orientações de como economizar pela metade o consumo de gás de cozinha. Alguns procedimentos podem ajudar a pesar menos no bolso. Em um ano, o reajuste do botijão teve 7,4% de aumento, maior que a inflação do período.
O professor de Química Ildefonso Binatti disse que para verificar se há vazamentos, a dica é antiga. “É só fazer uma espuma com a esponja e colocar sobre a boca do botijão. Se houver bolhas é porque está tendo desperdício”, explicou.
Ainda segundo o químico, se as bocas do fogão estiverem sujas, o gasto também é maior. Para que os alimentos cozinhem mais rapidamente, a orientação é picá-los em tamanho menor e colocar menos água. Assim que ferver, tampe a panela e abaixe o fogo.
Para cozinhar o feijão, o professor recomenda que os grãos fiquem de molho para que as cascas fiquem mais moles.
De acordo com Binatti, para preparar carnes o ideal é retirá-las do freezer um dia antes do cozimento. A água degelada não deve ir para a panela porque resfria o óleo quente e, ainda, causa respingos que podem causar ferimentos.
Ainda segundo Binatti, o grande vilão do consumo de gás é o forno. “É melhor que os assados sejam planejados para que o forno não seja aceso sempre. A cada vez que ele é ligado, há uma dispensa grande de gás para que ele fique aquecido”, disse.

Nenhum comentário