Crônica da Semana - Assuntos do Cotidiano

Edição: Paulo Henrique e Paulo Vasconcellos                                                         

                                               O PARÁ DE NAZARÉ
                                              Hugo Antônio Ferrari

Talvez, em poucos lugares do mundo, Nossa Senhora tem sido alvo de tamanha demonstração de fé e carinho como em Belém do Pará.
Fico a imaginar uma imagem tão pequenina em meio a uma multidão pelas ruas da capital paraense - no segundo domingo de outubro -, emocionar um povo inteiro através do Círio de Nazaré.
Não tenho dúvida de que é mesmo Nossa Senhora caminhando com o povo, onde Belém se transforma por algumas horas num gigantesco Santuário a céu aberto, a fim de que os seus devotos recebam as bênçãos dos céus.
Ninguém deseja ficar em casa nesse dia festivo! Todos se entusiasmam e vão ao encontro da Santa mais amada e venerada pelos paraenses, vivendo um só congraçamento.
Graças em abundância são derramadas sobre a população que, nas suas mais diferentes formas, presta sincera homenagem a Virgem de Nazaré, além de retratar publicamente os agradecimentos pelos favores recebidos por intercessão da Mãe de Jesus.
Para o atual Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, será um momento marcante e inesquecível na sua caminhada episcopal, abençoar os paraenses pela primeira vez com a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Nazaré.
Os outros, que o antecederam, também tiveram o mesmo privilégio, a mesma emoção.
Aos abnegados diretores da Festa de Nazaré - representados na pessoa do seu Presidente, o conceituado médico Cezar Neves - Nossa Senhora, por certo, derramará preciosas bênçãos sobre todos, pois esse trabalho apostólico é a revelação do quanto é gratificante cultivar as coisas do Alto ainda nesta Terra, como forma de preparar o caminho para o nosso encontro definitivo com as bem-aventuranças.
Nossa Senhora de Nazaré, também é padroeira da Amazônia e dos ribeirinhos que habitam este vasto Paraíso que a todos encanta pela sua inigualável beleza e esplendor.
Logo em seguida, no dia 12 de outubro, festejaremos Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Padroeira do Brasil -, pedindo proteção e felicidade para o povo brasileiro.
Finalizando, nós obidenses, nos orgulhamos e agradecemos a Deus por ter Sant’Ana - a Mãe da Mãe de Jesus - como nossa eterna protetora.
Um Feliz e abençoado Círio de Nazaré a todos os paraenses!

*********************
Colaboração: Hugo Antônio Ferrari - Óbidos-PA

Nenhum comentário