COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique
Paulo Vasconcellos - Colunista











Solidariedade a Pedro Paulo
         O repórter da TV Amazônia (RBA/BAND), Pedro Paulo, que teve seu carro depredado, recebeu votos de solidariedade de todos os seus colegas da imprensa capanemense e já voltou às suas atividades na emissora, aguardando o resultado das investigações da polícia, referente ao caso ocorrido na manhã de domingo, quando alguém entrou na garagem de sua casa e tentou incendiar o veículo Siena que estava estacionado no local. A notícia causou impacto em toda a cidade e também junto aos órgãos de imprensa que noticiaram o lamentável episódio que se consumado, seria transformado em tragédia. Felizmente, houve apenas a tentativa do atentado e o resultado da perícia será conhecido dentro de alguns dias. Todos os colegas foram solidários a Pedro Paulo.

Programa o Ministério Público e a Comunidade, segunda edição será nesta quinta-feira
O Promotor de Justiça, que responde pelo Ministério Público em Capanema, Nadilson Portilho Gomes, comunica à população em geral que nesta quinta-feira, dia 23, estará sendo realizada a Segunda Edição do "Programa o Ministério Público e a Comunidade", destinado ao atendimento  à pessoas de diversas camadas sociais, conforme consta no plano de ações que desenvolve atendimento há mais de onze anos no Pará, seja nas questões jurídicas-judiciárias ou com a emissão de documentos, sempre visando o acesso integral aos serviços oferecidos pelo Ministério Público do Estado e seus parceiros, em núcleos de atendimento permanente e ações itinerantes, oportunidade de acesso a orientações jurídicas e judiciais, dentre elas: Investigação de paternidade, reconhecimento voluntário de paternidade, separação e divórcio, guarda, tutela, curatela, pensão alimentícia, inventário e arrolamento de bens, ações possessórias (relativas a imóveis), retificação de registro e anulação de registro de nascimento, alvará judicial, abuso de autoridade e prisão ilegal, orientações previdenciárias e outros, e também, por meio de seus parceiros emite documentos como Carteira de Trabalho e Previdência Social e segunda via de Certidão de Nascimento, entre outros.

SERVIÇO – O atendimento será  no dia 23/09/2010, das 8:00 às 17:00 horas, na Faculdade Pan Americana, Localizada na Av. João Paulo II N°801, Fátima.

Açaí Estragado
A merenda escolar e um dos itens que precisam ser fiscalizados, pois o manuseio dos produtos perecíveis deve atender as exigências da Vigilância Sanitária e o Ministério Público vem realizado fiscalização nas escolas, acompanhada de perto como é feito o armazenamento dos produtos usados e servidos aos estudantes. Semana passada na escola Padre Sales foi constatado pelo Ministério Público que o “Gelinho” contendo suco de açaí estava fora das condições de consumo e o caso foi levado para Delegacia de Polícia, Onde foi lavrado o procedimento e de acordo com informações do Ministério publico o alimento foi conduzido para perícia técnica e posterior destruição. Ouvido pelas reportagens do SBT e TV Amazônia, o professor Paulo Cesar Silva, Diretor da Escola Padre Sales, afirmou que o motivo do descongelamento do açaí, foi em decorrência de um defeito apresentado no freezer que acondiciona os alimentos que são servidos como merenda escolar, entretanto, nenhum estudante ingeriu o açaí congelado, pois a chave do deposito da escola onde se encontrava o freezer estava em poder do diretor e este não se encontrava na cidade. Outra informação feita pelo diretor foi de que para constatar o problema no equipamento responsável pelo congelamento dos alimentos, a direção da escola solicitou um laudo de uma empresa especializada em refrigeração que certificou a avaria.

Mas fiscalizações
Os Agentes do Ministério Público continuam realizando fiscalizações nas Escolas acompanhando o procedimento do manuseio da merenda, cumprindo o que determina a Lei. A questão levantada ganhou repercussão e mesmo sendo comprovado pela direção da escola Padre Sales que o açaí estragado não foi servido como merenda aos alunos, fica o alerta para que todas as escolas se enquadrem nas regras da distribuição correta da merenda escolar, para que sejam evitados maiores transtornos e tudo esteja de acordo com o que preceituam as normas legais.

Sem reforma
O diretor da Escola Padre Sales aproveitando a ocasião em que a imprensa estava registrando as notícias sobre o açaí estragado, tornou público que desde sua fundação ha 42 anos atrás, a escola nunca passou por uma reforma apesar de já terem sido feitas várias solicitações junto a SEDUC, mas nada foi resolvido e todos pedem providência nesse sentido.  

Mensagem da Justiça Eleitoral
O comando do Cartório Eleitoral da 25° Zona de Capanema, expediu nota de ordem da Juíza Eleitoral, Doutora Suaydem Fernandes Silva Sampaio, de acordo com a Lei n 9.504/97, solicitando a veiculação, durante todos os programas das emissoras de rádio cuja geração circunscreva-se aos limites territoriais do município de Capanema e adjacências, da seguinte mensagem:
"Eleitores capanemenses, no dia 03 de outubro, compareça cedo em sua seção eleitoral e leve anotado consigo o número de todos os candidatos de sua preferência.
Lembre-se: Capanema é o único município do Estado do Pará que foi contemplado com o Sistema de Identificação Biométrica. Por isso, todos os capanemenses devem dar exemplo de cidadania, chegando cedo em sua respectivas seções eleitorais. Evite filas. Não deixe para última hora.
A Justiça Eleitoral agradece".
  Quem assina a nota é o Chefe do Cartório Eleitoral da 25° Zona de Capanema, MARCOS DE LAMEIDA MACHADO GUIMARÃES.
A Coluna do PV tem o Apoio Cultural da Radisco Magazine.

Nenhum comentário