DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM CAPANEMA

Edição: Paulo Henrique, Cleoson Vilar e Alex Cunha
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: Anderson Cavalcantti (Portal Capanema)

Centenário de Capanema foi tema no desfile da Independência.









As homenagens na Barão de Capanema cumpriram programação montada pela prefeitura municipal e o Centenário foi o tema central abordado por todas as escolas que participaram. A equipe do Blog esteve em ação, desfilando com seu pelotão de repórteres que postaram notícias em tempo real. Outra prestação de serviços foi a cadeia feita com a Rádio Antena C, conexão viabilizada pela ARS Design ao comando de Anderson Reis e pela equipe técnica da emissora comandada por Alex Cunha. Durante 7 horas os ouvintes/internautas acompanharam os detalhes do desfile que aconteceu na principal avenida da cidade de Capanema. As reportagens foram feitas por Luis Carlos Glins e Cleoson Vilar.
Com a presença das autoridades no palanque oficial montado na Barão de Capanema, o prefeito Eslon Martins fez seu pronunciamento oficializando a abertura do evento cívico. Os apresentadores do Desfile: Emanoel Oliveira e José Raimundo Vieira anunciavam as atrações que estavam para acontecer e as escolas se mantinham na concentração aguardando o momento de iniciarem suas homenagens no dia da maior festa da Independência do Brasil.
Militares comeram o desfile em Capanema, que foi seguido pelos estudantes das redes Estadual, Municipal e particular de Ensino, assim como de representações não governamentais. A equipe do Blog acompanhou passo a passo e os registros fotográficos de Anderson Cavalcante(Portal Capanema) fazem parte dessa matéria.
Dando sequência ao desfile, quem se apresentou foi a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, Seguido pelos integrantes da Guarda Municipal que prestam serviços ao Município de Capanema. Viaturas e equipamentos de resgate fizeram parte do desfile dos representantes da segurança Publica.
A Rede Municipal de Ensino, formada por estudantes de todas as idades, apresentou o tema que centraliza o Centenário de Capanema, seus vultos e aspectos comemorativos. Junto com as escolas do Município estavam as creches e os alunos especiais atendidos pela APAE. Esta foi uma tradição que se repetiu com a prioridade para o desfile das escolas Municipais.
O Colégio Dimensão realizou seu desfile, como representante das escolas da Rede particular de Ensino, sendo que o tema foi o hino de Capanema, autoria de Rosalina Favacho e também a poesia "Cidadezinha Qualquer" tendo como autor o Professor José Raimundo. Várias personalidades foram homenageadas, dentro do tema e o titular do Blog, Paulo Vasconcellos que é poeta, também foi lembrado. O Aluno Yanec, do colégio Dimensão, cantou de forma entusiasta o HINO DE CAPANEMA em sua totalidade, arrancando os aplausos do público presente e também causando grande emoção. Foi um momento marcante do desfile a participação do colégio Dimensão.
Na sequência se apresentou a escola conveniada Pastor Ananias Rodrigues, abrindo o desfile das Escolas Estaduais. Vários Pelotões representativos com alunos uniformizados e a banda prestaram homenagens à independência do Brasil a ao Centenário de Capanema, sendo que o pastor da Assembleia de Deus Orivaldo Ribeiro fez saudações a todos os presentes.
Mantendo sua tradição nos desfiles a Escola Maria Myrtes Sidrim Pessoa desfilou de forma diferente, juntando-se com outras escolas das redes Municipal, Estadual e Particular, provando que a democracia tambem se faz na Educação. Vários pelotões tomaram os espaços e mais uma vez o Maria Myrtes fez apresentação brilhante.
O centenário de Capanema também ganhou destaque nas homenagens da Escola Oliveira Brito, centralizando os ícones da historia do Município que foram a Estrada de ferro e o trem. Homenagens justas de um Educandário que tambem faz parte da história centenária de Capanema e neste 7 de setembro a união de forças congregou a garra de quem é EEOBIANO de Verdade.
Nos seus trinta anos de existência a escola João Santos se juntou a Banda CSA - Centro de Sons e Artes para homenagearem o pioneirismo do comércio de Capanema, Elemento principal da economia local. Como sempre, a escola fez excelente desfile, arrancando aplausos do grande publico presente. Foram os grandes momentos das apresentações das Escolas estaduais no final do desfile da independência em Capanema.
O combate ao preconceito racial foi um dos temas abordados pela escola Dom João VI, juntado a outros itens que correspondem aos atos de cidadania. A Banda FANDEJE animou os estudantes, pois a hora estava avançada. No meio do desfile foi feito um minuto de silêncio, homenagem póstuma a Antonio Alexandre Aluno da escola, Vitima fatal de acidente de trânsito. Os jovens da Ordem De Molay que fazem parte da Maçonaria também participaram do desfile da escola Dom João VI.
Com mais de 40 anos de serviços prestados a educação de Capanema a Escola Padre Sales fez seu desfile homenageando vários segmentos entre eles o comércio local. Foi a Ultima a desfilar, mas nem isso apagou o brilho dos estudantes que participaram com vontade, marcando o desfile das comemorações do centenário de Capanema.
No fechamento do desfile, funcionários das Secretárias Municipais entraram na Avenida e apresentaram ao público máquinas e veículos pertencentes a prefeitura, como forma de mostrar o patrimônio que pertence ao povo. A imprensa capanemense fez a cobertura do evento e o assunto foi noticiado com amplitude, sendo que as Rádios Antena C, Educativa e JC se encarregaram de transmitir todo o desfile. As emissoras de televisão também acompanharam e inseriram em suas programações jornalísticas. O Blog do PV e o Portal Capanema também são partes da imprensa local e expandiram textos e imagens para todo o mundo.

Nenhum comentário