LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria Blog do PV e Rádio Antena C

Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, Jucivaldo Gomes, Bruno Batista, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.

Capanema 100 anos: Patrimônio de Todos Nós

Seleção de Capanema é convocada e vai disputar o Intermunicipal

No início da semana o técnico da Seleção de Capanema, Antônio Aviz, o “Parrancho”, convocou 25 jogadores para realizarem treinamentos visando a disputa do Campeonato Intermunicipal de 2010. Essa competição é organizada pela Federação Paraense de Futebol em seu Departamento do Interior. Abaixo, acompanhe a relação dos convocados:

Goleiros

-Berg (Cometa),Julinho (Rosário) e Gordo (Nacional)

Laterais

Robinho (Cometa), Élder (Vitória), Carlinhos (Santa Cruz) e Cleytinho (Ponte Preta)

Zagueiros

Williams (Sem Clube), Beca (Santa Cruz), Catita (Estrela) e Robson (Vitória)

Meio Campistas

Pelezinho (Rodoviário), Reginaldo (Cometa), Cirley (Maguary), Sandro (Estrela), Caquinho (Rodoviário), Alex (Estrela), Assis (Rosário), Deílson (Rodoviário) e Cutite (Rosário)

Atacantes

Oildon (Sem Clube), Lúcio (Ponte Preta), Pelado (Ponte Preta), Cleyson (Rosário), Alexandro (Cometa)

Os treinos já começaram e neste sábado a Seleção faz sua estréia em Salinópolis contra os donos da casa. As equipes do Blog e da Rádio Antena C vão ser representadas no jogo, pelo colaborador Eldon Saraiva que também fornece notícias para os programas comandados pelo comunicador Helinho Carvalho (Educativa).

Texto: Paulo Vasconcellos, com informações de Eldon Saraiva

O Leque de Notícias conta com o Apoio Cultural da Radisco Magazine.

Trânsito: irregularidades são rotineiras em Belém

A reportagem do Diário Online flagrou, na manhã de hoje (9) várias irregularidades que acabaram se tornando rotineiras no trânsito de Belém. Na avenida Magalhães Barata, próximo à avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro de Nazaré, um automóvel estacionado na calçada em frente a uma garagem atrapalhava o trânsito de ped estres na avenida.
Na mesma avenida, alguns metros adiante, em frente a colégio Nazaré, uma placa estabelecia que o estacionamento de veículos estava proibido entre as 6h e as 20h, na área próxima ao colégio, lei desobedecida por um automóvel, que estava parado bem próximo à placa.

Em outro ponto da cidade, na rua Antonio

Barreto com a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro do Umarizal, materiais de construção em frente a uma casa atrapalham a passagem

de pedestres, que precisam passar pela rua e disputar espaço com os carros. (Diário do Pará)

Pnad: brasileiro está consumindo mais

Os dados da Pnad 2009 mostram que o brasileiro está consumindo mais. De 2008 para 2009, o percentual de domicílios com aparelho de DVD aumentou 2,6 pontos percentuais e chegou a 72%.
Os aparelhos de televisão já estão presentes em 95,7% das residências. Em 2004, a TV estava em 90,3% das casas.

De acordo com a pesquisa, está em expansão o número de domicílios com máquinas de lavar. Em cinco anos, o percentual de residências com este item saltou de 34,3% para 44,3%.
Desde 2008, o IBGE passou a investigar a posse de automóveis. A pesquisa mostra um aumento de 1,1 ponto percentual no total de domicílios com carro. No ano passado, esse patamar chegou a 37,5%. Além disso, a proporção de domicílios que possuíam moto ficou em 16,2%.
Entre as regiões, a moto só é mais comum do

que o automóvel nos domicílios brasileiros na região Norte.

No ano passado, dos 58,6 milhões de domicílios investigados, quase 35% tinham microcomputador, o equivalente a 20,3 milhões. Deste total, 16 milhões de residências tinham computador com acesso à internet.
A pesquisa mostra que o percentual de domicí

lios que contam com freezer está em queda. Em 2008, ele estava presente em 16% dos domicílios. No ano passado, o percentual caiu para 15,2%. O item tem perdido espaço desde 2004. (Diário do

Pará)

Motoromaria terá alteração de percurso em 2010

Três procissões devem sofrer alterações no Círio 2010. Entre elas está prevista uma mudança de percurso na motoromaria. As mudanças no trajeto das romarias nazarenas e parte dos números do 218º Círio de Nazaré serão anunciadas em uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (10), no Centro Social de Nazaré.
No encontro com os jornalistas, representante

s da Diretoria da Festa, Dieese (Departameto de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e Igreja explicam como fica o trajeto dessas procissões. No caso da motoromaria, a quarta procissão do Círio, deve ser anunciada a mudança no trajeto, que, este ano, não deve mais passar pela Avenida Gentil Bittencourt, mas sim seguir di

reto pela Avenida Nazaré até o Colégio Gentil Bittencourt, onde a Imagem Peregrina fica até a saída da Trasladação.
Outras duas procissões, também sofrem alterações, como acontece todos os anos. São elas a romaria da Juventude, que este ano vai sair da Igreja de São Judas Tadeu, na Condor. Mudança no local de saída da procissão da Festa. Este ano a saída será em uma comunidade no bairro de Caripunas. Ambas mantêm seu local de chegada n

a Basílica Santuário, em datas distintas.
As quilometragens dessas e das demais procissões ainda estão sendo calculadas pelo Dieese, a partir de dados da Diretoria da Festa e Igreja.
Durante a coletiva também serão informados também os primeiros números do orçamento do Círio. Dados oficiais mostram que, no ano pass

ado, a festividade religiosa custou R$ 2 milhões. 'Tudo indica que esse valor será superado este ano', comenta o economista Roberto Sena, coordenador do Dieese.

Redação Portal ORM

'Fora de área': Orelhões entram em extinção na capital

Faça um teste. Conte, na sua rua, quantos telefones públicos existem e quantos estão em funcionamento. É provável que mais da metade deles esteja fora de operação. Na semana passada, um leitor indignado com a falta de manutenção dos orelhões se desafiou a encontrar, na área em que trabalha, na Cidade Nova 4, um telefone público que o permitisse fazer uma chamada. O despachante Juvenal Lucena, de 76 anos, peregrinou de telefone a telefone pela SN-17 por quase uma hora para encontrar um que funcionasse: 'Foram 15 orelhões quebrados e eu só encontrei o 16º funcionando', conta.

O teste dos telefones públicos foi repetido em um trecho escolhido aleatoriamente da avenida Almirante Barroso, uma das mais movimentadas e com o maior número visível de orelhões. O trecho escolhido foi o que vai da avenida Doutor Freitas até o Terminal Rodoviário de São Brás, na calçada do lado direito, para quem vai do Entroncamento para o Centro. Dos 28 aparelhos encontrados, apenas seis funcionavam. Os outros 22 estavam quebrados, fora de operação ou com o espaço para a colocação do cartão telefônico obstruído.

A maior parte deles estava simplesmente desligada, sem sinais de vandalismo. Alguns aparelhos, porém, tiveram os fones arrancados, os displays (telas) quebradas e as teclas afundadas por ação de usuários descuidados ou mal-intencionados. Pelo menos três aparelhos estavam soltos em suas cabines e um deles teve o gancho arrancado. O teste, feito na manhã da última terça-feira, dia 7, pode não representar com precisão a situação de todos os telefones públicos da capital - mas é uma amostra contundente de como o vandalismo e a falta de cuidado podem tornar os serviços públicos essenciais ainda mais inacessíveis. Os telefones que estavam próximos a paradas de ônibus, invariavelmente, eram os que tinham sido alvos de vandalismo. Os cinco que estavam funcionando, por outro lado, eram os que estavam isolados ou próximos a pontos onde existe vigilância constante, como agências bancárias, escolas e pontos de táxi.

'Não tem como colocar um vigia do lado de cada um. Aqui tá funcionando porque tem sempre gente no ponto de táxi, mas se não tivesse já tinham quebrado', conta o taxista Ronaldo Dias Azevedo, que trabalha na Timbó.

No momento em que a reportagem testava o aparelho instalado na esquina da travessa Angustura, o representante comercial José Ubiratan Araújo acenou, perguntando se aquele telefone funcionava. Ele se surpreendeu com a resposta positiva. José Ubiratan havia passado por outros três telefones sem encontrar um que funcionasse. 'Falta manutenção e tem muita gente que não sabe usar direito. Embora leve sempre um celular no bolso, o cartão telefônico é ítem indispensável na vida do representante comercial. 'Não vale a pena ligar do celular pro fixo, por isso eu levo o cartão telefônico, pra falar mais barato e resolver as coisas', conta. É justamente por causa dos celulares - que se tornaram mais baratos e acessíveis nas últimas duas décadas - que os telefones públicos perderam a importância vital que tinham.

Fonte: Amazônia

Nenhum comentário