Artigo do Dia - Por Jonas Matheus





O SANTO PAPA E A SEXUALIDADE

Frei Jonas Matheus Sousa da Silva[1]
 Frade Capuchinho
Belém - PA
 
O papa João Paulo II, em breve canonizado, é um santo católico extremamente próximo da questão do amor e da sexualidade, humanos; pois, este pontífice polonês, será canonizado este ano na Igreja Católica Romana; quando, era ainda o padre Karol Wojtyla, na Polônia, pensou de modo intenso a questões humanas, do amor e da sexualidade; e nos seus ensinamentos como papa, elevou o entendimento sobre o corpo humano e o amor heterossexual a um sinal sagrado e eminente que expressa a essência de Deus.
Conhece-se que João Paulo II, o polonês que foi papa da Igreja Católica Romana de 1979 a 2005, será canonizado no dia 14 de abril deste ano por Francisco, o papa atual, conforme foi anunciado pela Santa Sé em 2013. Partindo de sua canonização, João Paulo II poderá ser venerado como santo em todo o mundo católico- romano.
É fato que, quando ainda era o padre Wojtyla e lecionava Filosofia Moral nas universidades polonesas de Lublin e Cracóvia, ele se dedicou ao pensamento filosófico em torno do amor humano e da sexualidade, elaborando o livro “Amor e Responsabilidade” (1960), onde desenvolveu o conceito basilar de “Norma personalista”, que diz: “... a pessoa é um bem, o qual não está de acordo com a utilização, tendo em vista que não pode ser tratada como objeto de uso, portanto como um meio [...] é um bem tal que só o amor se relaciona com ela própria e plenamente” (Cap. 1;1.6). Deste modo, Wojtyla, desenvolveu uma filosofia peculiar sobre o amor humano, oposta à de Hebert Marcuse (1898-1979), que defendeu a liberação sexual como modo de evitar a violência em “Eros e civilização” (1955).
Sabe-se ainda que desde 1979, quando Wojtyla se tornou o papa João Paulo II, até 1984, o papa Wojtyla dedicou seu magistério catequético ao tema do amor humano entre homem e mulher como sinal eminente de Deus, acreditado como único em três pessoas divinas, essencialmente comunhão pessoal de amor; esta realidade está expressa no matrimônio e na recíproca entrega de marido e mulher, dado que em suas estruturas corporal e psicológica, ambos se complementam. A tais ensinamentos, intitulou-se “Teologia do corpo do papa João Paulo II”.
Por tanto, João Paulo II pode ser considerado como santo dedicado à questão do amor e da sexualidade, humanos; pois neste ano será canonizado, foi um filósofo que pensou a ética do amor heterossexual, e quando papa, elevou a compreensão da entrega recíproca do casal humano a uma linguagem privilegiada para falar do Ser Divino. Ainda, pode-se auspiciar que São João Paulo II ainda receberá da Igreja o título de “Doutor”, este que é conferido a poucos santos e santos, merecido por sua contribuição com a doutrina e a espiritualidade católicas, através de sua Teologia do corpo.


[1] Jonas Matheus  Frade capuchinho da Província N. Sra. do Carmo – Maranhão, Pará, Amapá e Cuba. Licenciado em Filosofia, pelo IESMA – Instituto de Estudos Superiores do Maranhão.
Blog: alvoreserjmt.blogspot.com