Grupos de todo o Estado podem se inscrever até o próximo dia 28




O Grupo Cuíra abriu este mês o edital para a segunda edição do projeto "Pauta Mínima", que visa proporcionar datas e espaço aos artistas, produtores e grupos do estado que precisam apresentar seu espetáculo. A peça precisa já ter sido encenada anteriormente. Serão dez beneficiados, que irão receber uma ajuda de custo, pauta para apresentação, assessoria de imprensa, banner externo na fachada do teatro, folder de divulgação e 50% da bilheteria total. O edital e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site do Cuíra (www.cuira.com.br) e as inscrições seguem até o dia 28 deste mês.
O projeto surgiu em 2010 e foi aprovado pela FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro do mesmo ano. Contudo, sua primeira edição só foi desenvolvida em 2012, com sete espetáculos beneficiados "A primeira edição foi muito legal, desenvolvemos em 2012 e deu super certo. Teve uma procura muito grande e foi muito bem aceito na cidade. Beneficiamos muitos grupos novos, universitários, assim como os mais antigos da cidade, com apresentações de quinta a domingo. O importante é ter um espetáculo pronto", diz a presidente do Cuíra, Zê Charone. Já esta segunda edição foi viabilizada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 e aumenta o número de beneficiários para dez no total, com seis dias de apresentações e com as mesmas regras e vantagens da edição anterior. "Ano passado nos inscrevemos no Prêmio Funarte Myriam Muniz, e o resultado está sendo executado em 2014, o que nos permitiu realizar a segunda edição do ‘Pauta Mínima’", afirma Zê.
O processo de avaliação dura em torno de um mês, onde a equipe do Grupo Cuíra analisa a estrutura técnica do espetáculo inscrito e depois as características artísticas de cada grupo "A avaliação é feita primeiramente pela parte técnica, a gente vê se o espetáculo tem a iluminação e cenografia que se adaptem ao teatro. A segunda parte é a avaliação artística", explica a diretora. O resultado final será divulgado no dia 14 de março, e as apresentações começam em abril e seguem até novembro.
Com mais de 30 anos de estrada e há sete no prédio onde mantém o Teatro Cuíra, o Grupo vê o projeto "Pauta Mínima" como uma forma de criar novas oportunidades aos artistas de teatro do Pará, que receberão todo apoio técnico e todos os detalhes para que mostrem seus trabalhos, estimulando seu reconhecimento e colaborando para o seu fortalecimento, além do próprio Teatro Cuíra, que se colocará como espaço de democracia cultural na cidade de Belém. Atualmente, o espaço é um local onde o Grupo desenvolve suas atividades, ensaia, planeja e atua "É uma troca muito bacana. O ‘Pauta Mínima’ é uma forma de o grupo socializar o espaço com a sociedade, já que o projeto banca o espaço e o democratiza, e o Cuíra fica muito feliz de proporcionar isso para a cidade", finaliza Zê Charone sobre o papel do Grupo na cena cultural do estado.

Fonte: O Liberal