O rio não é depósito de lixo




P de ponto, V de vista - Por Paulo Vasconcellos 


Passado algum tempo, volto a escrever sobre o Rio Ouricuri de majestoso manancial que atravessa toda a cidade de Capanema, começando na Santa Rosa (Zona Rural) , indo até o encontro com o Rio Capanema, onde começa uma ligação com os afluentes do Peixe-Boi, um dos rios mais importantes da Região. Lavrar escritas sobre esse tradicional rio que tem marca registrada, significa ter a consciência de que ele já foi apto para a balneabilidade em toda a sua extensão, todavia, depois de vários procedimentos irregulares o Ouricuri sofre e faz muita gente sofrer junto. Há alguns anos atrás, muitas famílias se deliciavam nos banhos e formavam verdadeiras caravanas que muitos consideravam como piquenique, sendo que tudo isso faz parte do saudosismo.
            Verificando as páginas da história do Ouricuri, pode se revelar que além das condições de lazer que ele oferecia, havia também quem usufruísse do rico cardume de peixes que servia de alimento para muita gente. Com o tempo, jogar lixo no rio e nos canais, passou a ser atitude constante de quem comete ato impensado e não imagina o quanto isso é prejudicial. Além desse tipo de agressão o rio também teve seu curso mudado em alguns pontos, fator que contribui para o assoreamento, aumentando ainda mais o risco para  a sua  morte súbita. Quem conhece as causas e acompanha o passar do tempo, sabe que os governos do município se preocuparam, realizando serviços de limpeza, mas a agressividade se apresenta quando são jogados dejetos de todas as espécies, entupindo os locais onde é necessário o curso d’água sem obstáculos.
O consentimento para construções de prédios na margem do rio sem a obediência da distância prevista no código ambiental é um dos fatores que contribui para a poluição do rio, pois a descarga de tudo o que é rejeitado é endereçada ao leito do rio que absorve os descartes sem poder reclamar de nada. Felizmente o rio conta com “a mãe natureza”, que de vez em quando o ajuda, sobretudo nos transbordos que nós costumamos chamar de alagamentos na linguagem bem popular. Estamos no início de mais um inverno e constatamos que a prefeitura realizou frentes de trabalho fazendo a limpeza do rio, distribuindo na cidade, informes através de placas, pedindo para que preservemos o nosso rio não jogado qualquer tipo de entulho.  É uma campanha que todos precisam abraçar, pois a preservação do Rio Ouricuri se traduz em compromissos para que a cidade suporte o grande fluxo de água durante as chuvas torrenciais. Tenho Fé em Deus que a população vai abraçar essa causa, evitando maiores transtornos, pois todos correm riscos de contaminação, caso continuem sendo despejados materiais que contaminem o rio.
Precisamos dar as mãos e contribuir com o poder público que demonstra preocupação em relação a preservação do rio. Sendo assim, formemos uma corrente fiscalizadora e quem for flagrado jogando entulhos no rio ou em qualquer canal, deve ser denunciado para que as autoridades tomem as devidas providências. O Rio Ouricuri está para cidade de Capanema, assim como o meio ambiente preservado  representa consciência de todos nós. Salvemos o Rio Ouricuri.  

Veja algumas fotos do Ouricuri:

Fotos: Alex Cunha 




























Edição: Dyah Sousa