Objetivo é incentivar o aluno a estudar, compor e formar novos grupos do ritmo


O  município de Capanema  tem iniciada possibilidade de receber um núcleo do conservatório Carlos Gomes, dando oportunidades aos jovens que tem vocação para a música.  (PV)

Estão abertas até dia 22 de março as inscrições para o projeto Choro do Pará. Os músicos que queiram fazer parte da Orquestra Choro do Pará no ano de 2014 devem participar das oficinas de cavaquinho, violão de seis e sete cordas, percussão e instrumentos solos que são realizadas na Casa da Linguagem.
O Choro do Pará é um projeto criado há cinco anos pela Fundação Curro Velho (FCV) e reúne mais de 70 músicos, estudantes de música e admiradores do Chorinho. As oficinas de cavaquinho, violão, percussão e instrumentos solo são ministradas às sextas-feiras e aos sábados na Casa da Linguagem, unidade da Fundação Curro Velho, localizada no bairro de Nazaré. O objetivo do Choro do Pará é incentivar os alunos a estudar, criar composições, além de divulgar e formar novos grupos que apreciem o Choro.
As inscrições podem ser feitas na Casa da Linguagem até o próximo dia 22 de março. O assistente cultural da FCV e um dos responsáveis pelo projeto, o músico Maurício Panzera explica como aluno pode efetuar a inscrição. "Primeiro é necessário saber tocar alguns dos instrumentos que compõe a orquestra, como cavaquinho, instrumentos de sopro, violão, percussão entre outros. E os dados básicos da pessoa como nome, endereço, telefone, assim como qualquer outra oficina da Fundação Curro Velho", conta Maurício Panzera, que ressaltou as que as inscrições são gratuitas e não tem limite de vagas.
As oficinas do primeiro módulo do Choro do Pará iniciam no dia 14 de março, e seguem até dia 26 de abril, até o fim deste ano ainda terão mais dois módulos. Durante o andamento das atividades várias apresentações do grupo vão ocorrer para mostrar os resultados obtidos dos alunos.
Maurício Panzera conta ainda que as oficinas possuem uma grande importância na valorização da cultura local. "O Choro é um gênero genuinamente brasileiro. Fazer uma oficina de choro é fundamental para fomentar o aprendizado da música e da cultura brasileira de uma forma geral. As oficinas trazem esse caráter de criar novos grupos de Choro, que um dos objetivos do projeto" afirma o músico.
ü Serviço
Oficinas para participar do projeto Choro do Pará, inscrições até dia 22 de Março. Elas podem ser feitas na Casa da Linguagem localizada na Av. Nazaré nº 31 esquina com Assis de Vasconcelos, no horário de 8h às 18h.

As inscrições são gratuitas e não possuem número limite de vagas. O único pré-requisito é que o aluno saiba tocar o instrumento como cavaquinho, violão, instrumentos de sopro e percussão.