Coluna Leitura Dinâmica - Fatos transformados em notícias



Salve-salve amigos leitores!

**Tópicos constantes na Coluna do PV, publicada na Edição 508 do JC.


A carruagem está na trilha certa. A locomotiva procura seu destino e encontra o progresso que se oferece para mais uma etapa de boas novas. É o ano 2014 que também se oferece para que tudo aconteça a contendo e assim, as novidades que surgirem estejam ao alcance de todos. Com o pé direito façamos nossa caminhada de perseverança e realizações.

Produção de soja  - Avanços no setor agricultura estão sendo aguardados com a possibilidade da exploração do plantio de soja em Capanema para a formação de cadeia produtiva, conforme revelou o agricultor Oscar Ishii. É uma cultura que tem potencial e pode contribuir sobremaneira para a economia do município.

Estradas - A conclusão da pavimentação asfáltica da rodovia PA-242 (Capanema/Peixe-Boi/Nova Timboteua) justifica anseios de quem precisa se deslocar de um município para o outro com mais tranquilidade. Outras estradas estão recebendo serviços de manutenção e a BR-316 é uma delas.

Calmaria - Enquanto aguarda pela manutenção de seu leito a BR-308 (Capanema/Bragança) não tem registrado acidentes com gravidade, fator que tranquiliza os moradores da região que viajam constantemente no referido trecho.

Vicinais - Com a chegada do inverno, os ramais que dão acesso a Zona Rural de Capanema, precisam receber tratamento especial para suportarem o tráfego de veículos.

Pimenta do Reino  - Por influência da Colônia Japonesa, o município de Capanema já foi grande produtor, dividindo o status com o feijão caupi que passou a liderar a partir de um certo tempo. Mesmo forma tímida a pimenta do reino ainda tem a preferência de alguns produtores da região.

Sem escada  - Usuários do Terminal Rodoviário Municipal reclamam da retirada de uma escadinha construída em alvenaria que facilitava o acesso de pedestres e ninguém sabe explicar o motivo da demolição. Os pedidos são para que a prefeitura construa novamente a via de acesso, pois é complicado para quem quer se dirigir àquele estabelecimento que tem bastante movimento.

Carnaval - Foliões estão contando os dias para se apresentarem, nos blocos carnavalescos que vão participar este ano da festa de Momo. As informações são de que vai haver aumento no número de brincantes, uma vez que a procura por abadás está bem adiantada.

Descaracterização  - A mudança feita no layout do relógio no centro da Barão de Capanema não está sendo aceita pela maioria da população e mesmo  apenas o “espigão” que existia antes, era melhor do que a apresentação atual que destaca a marca de uma empresa que apenas comercializa seus produtos em Capanema.

O que fazer? - De acordo com as opiniões das pessoas a prefeitura precisa rever se há algum contrato do município com a empresa e rescindi-lo, pois o relógio é patrimônio do município.

Trânsito  - O balanço do mês apresenta várias ocorrências relacionadas a acidentes envolvendo veículos nas vias públicas, com colisões e atropelamentos. O trânsito urbano precisa ser estudado e o resultado apresente reações de melhorias, mesmo que alguns condutores de veículos não respeitem a lei, ações de educação precisam ser contínuas.  

Graduações - O ano começou com festas aos vestibulandos que conseguiram aprovações em processos seletivos, marcado também por muitos acontecimentos que merecem registros, nos casos, aqueles que colaram grau e agora estão aptos para o mercado de trabalho.

Poetando para Belém – Participei do Concurso de Poesias que teve como tema a cidade de Belém do Pará e fiquei entre os finalistas. O concurso foi realizado pela Academia Paraense de Letras e minha poesia: “Belém do Pará e da Amazônia”, esteve entre os trabalhos que mais se destacaram.

Mais concorrentes - No mesmo certame, participaram também os poetas: Diego Vasconcelos Queiroz, Elza Melo e Rosilda Dax. É a poesia capanemense se expandindo cada vez mais.

Parafraseando: “As borboletas querem liberdade, semelhante as andorinhas que vagam levando  esperanças que estavam perdidas”.
Fragmento Poético : “ Disserto o exuberante conteúdo/experimento usar palavras amáveis/construo um castelo de sonhos/que me realizam como Ser”. Palavras do Poeta.

Ler pra Crer: "Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me!" (Sl 50) 

Saudação: Dedico a Francisco de Araújo Silva o (Bila), proprietário do Posto Guajará, empresa parceira do JC.

“Os poetas são considerados os profetas do mundo atual”. (PV)

Paz e Luz!
Assim Seja!


*Matéria publicada na edição 508 do Jornal de Capanema 
Edição: Dyah Sousa