OAB faz visitas surpresa em presídios da região do Salgado e elege o de Capanema como modelo





O sistema penitenciário do Brasil está falido, mas ainda há exceções e essa matéria publicada no Amazônia Jornal, na Coluna do Manolo Alves é surpreendente. Que os bons ares continuem favorecendo e a OAB mantenha essas vistorias.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) designou comissões para realizarem visitas surpresa aos sistemas carcerários de Salinópolis, Bragança e Capanema, no nordeste do Estado, recentemente, a fim de verificar as condições em que se encontram essas casas prisionais. Desses três polos, a cadeia de Capanema foi escolhida como modelo de organização e disciplina, disse a advogada Esmeralda Pedrosa, membro da comissão vistoriadora.
Nessa cadeia, os presos têm aulas em salas com estruturas muito superiores às de escolas públicas. O respeito entre presos e professores é tamanho que sequer existem divisórias para separar uns dos outros dentro da mesma sala. Como nem tudo é perfeito, os advogados encontraram alguns problemas, principalmente a falta de material para a higiene dos detentos e a superlotação. Mas isso não compete à Dra. Patrícia, diretora do presídio de Capanema, reconhece a representante da OAB, Esmeralda Pedrosa.


Fonte: Amazônia Jornal