Programação do Liberal na Escola/Capanema

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA O LIBERAL NA ESCOLA

MUNICÍPIO DE CAPANEMA

Dias: 19 e 20 de março de 2015

“Letramento com o jornal como prática significativa em favor da cidadania”

PROGRAMAÇÃO

19/03/2015

Manhã

Local: Salão do Clube Nassau

08h – Credenciamento: oficinas

09h - Mesa de Abertura

Palavra -

Secretária de Educação (Profª Ana Adelaide)

Coordenação Geral do programa O Liberal na Escola (Josy Bethânia)

09h45 às 10h00 – Relato de experiências com o jornal com a professora Eliana Albuquerque, da escola municipal Terezinha Travassos

10h00 – Lanche

 10h15min às 12h – Palestra com o escritor e jornalista Paulo Vasconcellos (Colunista do Jornal de Capanema. Integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, entidade de classe que fomenta a literatura em Capanema. Reconhecido internacionalmente por seu valor artístico-literário, recebe da Mágico de Oz Empreendimentos Editoriais em comum acordo com o Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, a Comenda Luso-Brasileira, entre os melhores contistas de 2014.)

Tarde
Local: Escola Maria Natividade da Silva

14h – Oficinas: atividades

Oficina I: Trabalhando a charge em sala de aula – Airton Nascimento (jornalista, artista visual, trabalhou para o jornal O Liberal como ilustrador, diagramador e designer gráfico na elaboração de projetos editoriais do jornal)

Oficina II: Trabalhando a crônica e a notícia em sala de aula – Dilermando Gadelha (jornalista, bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa “Análise de Conteúdos Midiáticos Audiovisuais na Amazônia)

Oficina III: Trabalhando o artigo de opinião e a resenha crítica na sala de aula – Élida Cristo (Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (Universidade Federal do Pará). Mestre em Ciências da Comunicação (UFPA). Professora da Faculdade de Comunicação da UFPA.)

Oficina IV: Construção do jornal escolar – Rosângela Carneiro Farias (Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPA), Mestrado em Educação (UFPA), Pós-Graduação Interd. em Planejamento, Gestão e Educação Profissional (UFPA). Professora e administradora escolar.)


16h – Lanche
16h15 às 18h – Oficinas: atividades

20/03/2015
 Local: Escola Maria Natividade da Silva

Manhã
07h30min – Oficinas: atividades (continuação)
10h – Lanche
10h15 às 11h30min – Oficinas: atividades

Tarde
13h30min – Oficinas: atividades
16h – Lanche
16h15 às 17h30min – Oficinas: atividades

17h30min-Encerramento