Incentivando a prática da leitura

“Aleitura é a base de tudo.  A criança que tem prazer em praticar a leitura desde cedo, não terá dificuldade em assimilar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. É extremamente gratificante para mim, tanto como profissional como pessoa, saber que os alunos me têm como ponto de referência, como alguém que mostra o melhor caminho para eles encontrarem as informações que buscam’’. É assim que a bibliotecária Priscila Melo, formada há 8 anos, encara o desafio da profissão, cujo dia é comemorado hoje.
Priscila trabalha há seis anos na biblioteca da escola Liceu de Arte e Ofício Mestre Raimundo Cardoso, no distrito de Icoaraci, e, para ela, trabalhar em uma biblioteca escolar foi a melhor experiência profissional que poderia ter acontecido. Foi no dia a dia da escola que a jovem bibliotecária compreendeu melhor a importância da carreira que escolheu.
“Eu amo o trabalho que desenvolvo com as crianças aqui, e poder ver que elas também valorizam e reconhecem o que eu faço não tem preço. Eu sei que todos os dias, na hora do intervalo, elas vão passar por aqui para entregar um livro, ler outro ou até mesmo apenas conversar”, emociona-se.

Quem também sente orgulho e aprende a cada dia novas lições com a profissão abraçada é a bibliotecária Gorete Figueiredo, que trabalha na biblioteca pública Avertano Rocha, localizada na orla de Icoaraci. O local, conhecido pelos moradores do distrito como “casarão do saber’’, conta com uma equipe de oito bibliotecários, sempre prontos a auxiliar aqueles que vão em busca do saber. O acervo da biblioteca reúne mais de 20 mil livros, além de brinquedoteca, sala de vídeo e gibiteca. “Trabalho nessa biblioteca há quase 20 anos. Aqui, nós somos um pouco professores, amigos e conselheiros, o que, acredito, seja a parte mais bonita da nossa profissão’’, resume.

Orm