Longe da realidade frenética

O olhar de Walda Marques sobre Belém está retratado na exposição “A cidade em silêncio”, com imagens inéditas da fotógrafa paraense. Alusiva ao aniversário de 399 anos da capital paraense, a mostra pode ser visitada diariamente, até o dia 31 de março, das 10h às 22h, no Armazém 2 (Boulevard da Gastronomia). A visitação é gratuita.
Com curadoria de Emanuel Franco, a exposição abre espaço na realidade frenética de uma metrópole, com seus ruídos, buzinas, conversas e outros sons, para dar lugar a uma cidade que ninguém percebe: uma Belém em silêncio. Com ou sem personagens, as fotografias retratam detalhes como santos, pinturas, azulejos, pontos históricos e a periferia da capital paraense. Estes recortes, aliados a programas de edição, estão impressos em mais de vinte imagens que compõem a mostra fotográfica.
“Saí pela cidade e registrei a Belém que eu vejo. Utilizei interferências tecnológicas sem deixar o romantismo de lado. Esta é a Belém em que eu gostaria de viver”, diz a fotógrafa, que nasceu em Belém, na década de 60. Walda Marques dedica-se à fotografia desde 1989.